sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Projeto Mais Água realizou reunião ampliada em Saúde

A Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI, por intermédio do “Projeto Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido Baiano” (Convênio 017/2011 MDS/SEDES – Subconvênio 256/2012 MDS/SEDES/COFASPI), realizou uma reunião ampliada no centro Paroquial de Saúde. Estiveram presentes: Nara Lígia (Coordenadora do Projeto Mais Água), Zé Lito (Coordenador da Comissão Municipal da Água), Dilma (Secretária da Comissão Municipal da Água), Sabino Neto (Presidente da Associação de Jenipapo e Membro da Comissão Municipal da Água), Aldemário (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Membro da Comissão Municipal da Água), Isidório (Presidente da Associação dos Produtores de Leite e Membro da Comissão Municipal da Água), Rone (Animador de Campo do Projeto Mais Água), Rita de Cássia (Assistente Social, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social), Ivanessa (Comunicadora Popular da COFASPI).
Nessa reunião, discutiu-se sobre a composição e responsabilidade da Comissão Municipal da Água que deve ser formada por organizações de base municipal, entidades e representantes municipais, preferencialmente, representadas por instituições locais ligadas aos Trabalhadores Rurais, Agricultura Familiar, Agente Comunitário de Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional Povos e Comunidades Tradicionais, Desenvolvimento Rural, Pastoral da Criança, Conselho Tutelar.
          Sobre o papel e função social da Comissão Nara Lígia (Coordenadora do Projeto Mais Água) comentou: “Esse é um trabalho voluntário e social de fortalecimento dos sindicatos, cooperativas, associações, etc, para que essas lideranças sociais possam dar um retorno para as famílias e comunidades agricultoras. A gente discute e promove política pública para o povo, a gente não apoia e não faz politicagem”, enfatizou a coordenadora.
A representante da Secretaria de Assistência Social, Rita de Cássia, afirmou que a Secretaria está à disposição para parcerias e para contribuir com o projeto em questão que irá beneficiar as famílias agricultoras. “A gente trabalha com ética política, no sentido de desmistificar as políticas assistencialistas. Estamos à disposição para contribuir e firmar parcerias com os movimentos sociais para beneficiar as pessoas e seus direitos”, afirmou.
Ademais, foi avaliada e elogiada a metodologia popular de trabalho do Projeto Mais Água e da COFASPI, que está servindo de exemplo para a organização de associações comunitárias. Foi destacado como ponto positivo as exposições e entrevistas na rádio local, como ferramenta importante de comunicação sobre as ações desenvolvidas pelo Projeto Mais Água.
O município de Saúde está recebendo as seguintes tecnologias: 60 Cisternas de Produção/Enxurrada, 50 Barreiros tricheira familiar, 04 Barreiros tricheira comunitário, 09 Limpezas de Aguada, 15 Quintais Produtivos. O animador de campo do município relatou que já foram escavas 30 cisternas de produção e 15 já estão em processo de construção, além disso, grande parte do material de construção já foi entregue para as famílias.
 A reunião foi rica e fundamental para esclarecer dúvidas acerca do Projeto, fomentar a parceria entre a COFASPI o poder público, fortalecendo assim o exercício do controle social da Política Pública de acesso à segunda água. Ao final, foi encaminhado a realização de um curso de pedreiros cisterneiros para o município de Saúde, através de uma parceria com a Secretaria de Assistência Social e a COFASPI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário