sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Famílias de Capim Grosso/BA conheceram experiências agroecológicas em Miguel Calmon/BA

Participantes do intercâmbio visitaram propriedades nas comunidades Almas e Cabral, em Miguel Calmon/BA
Agricultoras e agricultores familiares de Jacobina/BA que integram o Programa Uma Terra e Duas Águas, conhecido como P1+2, participaram de intercâmbio em comunidades rurais localizadas em Miguel Calmon/BA, no início do mês de agosto. A atividade foi realizada com o acompanhamento de integrantes da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), que desenvolve ações do Programa com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Social.
Técnica auxilia a irrigação em áreas de plantio
Os participantes do intercâmbio conheceram propriedades de outras famílias que trabalham com produções agroecológicas. Após percorrer a estrada de chão, chegaram à comunidade Almas, onde o agricultor José Nilton, mais conhecido como Zé, socializou técnicas de irrigação, a exemplo do aproveitamento de garrafas plásticas perfuradas para disseminar a água em um raio de aproximadamente quatro metros, seja na área de produção de hortaliças ou no espaço onde há o plantio de milho e da palma sem espinhos.
Durante a explicação, o agricultor foi ainda questionado pelos visitantes sobre como obtém água para molhar os vegetais. A fonte é a água de minação em um poço artesanal construído pela família do agricultor que fica próximo à residência e também um reservatório na parte mais alta da propriedade.
Outras experiências que conheceram na comunidade Almas foram na propriedade do agricultor Jorge Araújo. Onde observaram, inicialmente, o modo como desenvolve o plantio do inhame utilizando estacas como suporte para os ramos. Os/as participantes do intercâmbio aproveitaram ainda para ver as variedades de cenoura, alho, coentro, alface e algumas das fruteiras que estão próximas da área onde há um barreiro com 52 metros de comprimento, além de ouvir a sugestão de Jorge sobre a necessidade de sempre fazer cobertura nos solos para ajudar a manter a terra úmida, evitando desperdícios de água.
Produção agroecológica na propriedade da agricultora Rosecleide Brito
Em outra comunidade próxima, chamada de Cabral, visitaram a propriedade da agricultora Rosicleide Brito que já havia desenvolvido uma atividade prática com o grupo explicando como produz um composto orgânico essencial para nutrir os solos, feito com o aproveitamento de materiais que tem na propriedade. “A troca de conhecimentos é uma forma de distribuir o que a gente constrói”, afirmou a agricultora. Ela mostrou ainda, algumas das áreas onde produz, por exemplo, variedades do tomate, hortaliças e outros alimentos que servem para o consumo familiar e também são comercializados na feira agroecológica do município, com outras famílias agricultoras como a de Zé.

Texto: Luna Layse Almeida – Ascom/COFASPI

Álbum de fotografias:







Nenhum comentário:

Postar um comentário