terça-feira, 8 de outubro de 2013

TROCA DE CONHECIMENTOS ENTRE AGRICULTORES/AS E TÉCNICO AGROPECUÁRIA RESULTA EM DIA DE CAMPO NA COMUNIDADE PALMEIRAS/ MIRANGABA


Entusiasmo e interesse em levar novos conhecimentos e experiências para suas terras, reúnem agricultores e agricultoras com o técnico em Agropecuária, Marcos Machado, em Dia de Campo sobre práticas agroecológica, na comunidade de Palmeiras do município de Mirangaba, Bahia. Acolhidos pelo senhor Paulo Francisco e dona Creuza Teresa, com bastante alegria e orgulho de mostrar suas plantações e compartilhar suas estratégias de manter suas produções bonitas e naturais.
O Dia de Campo foi realizado, na quarta feira 11 de setembro, pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), através do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), tendo como temáticas discutidas e dialogadas: Composto Orgânico, Podas e Defensivos Naturais. 
Entre as demais troca de experiências, foi apresentada a folha do NEEM como defensivo natural para afastar as pragas das plantações, “não precisa ter uma boa quantidade. Mais ou menos umas 250 gramas da folha de NEEM pisada com água, pode ser usada em 20 litros de água, deixa descansando por em média 10 á 12 horas e aplica”, explica Marcos. 
A climatização da região é bem agradável, contribuindo para a produção agrícola da agricultura familiar, como relata Marcos. “Diante desse beneficio natural que é o clima de vocês, de serras e minação de água é preciso saber trabalhar com esse potencial no cotidiano, e assim, evitar dificuldades caso aconteça o período de escassez de água, podendo levar uma vida alimentar e nutricional saudável e financeiramente autônoma com a produção agrícola em qualquer época”. 
A visita pelas suas produções, deixou o casal Paulo e Creuza felizes, pois eles se orgulham das belíssimas plantações de frutas, legumes e hortaliças que cultivam, além de consumir saudavelmente, fortalece a comercialização na Feira Agroecologia de Mirangaba. Eles avaliam de forma positiva esse dia, que pode se resumir em um momento rico e produtivo para agricultura familiar. “Aprende muito mais hoje, agora por diante sei que minha roça vai ter mais produção. (...) Tenho seis (6) anos que tenho uma barraca na feira em Mirangaba com produtos orgânicos, agora com a barraca na Feira Agroecológica, vou fortalecer ainda mais o quanto meus produtos são naturais. Gosto bastante da roça, gosto do que faço!”, diz dona Creuza.
 Seu Paulo também demonstra muita alegria na sua avaliação do dia. “É sempre muito bom aprender coisas novas, juntando com algumas experiências que já temos e fazemos, como o defensivo natural da urina de boi/vaca, estocagem de feijão entre muitas outras coisas que nos ajuda a melhor e aumentar nossa produção. Estou muito feliz com a presença de todos aqui”, enfatiza Seu Paulo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário