quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Agricultores/as do distrito Paraíso, em Jacobina/BA, visitaram experiências de manejo do rebanho leiteiro em comunidades rurais de Queimadas/BA



Encontro de intercâmbio em Queimadas/BA
Texto e foto: Luna Layse Almeida – Comunicação Cofaspi
 

  Agricultoras e agricultores que integram a Associação de Produtores de Leite de Novo Paraiso e Adjacências participaram de encontro de intercâmbio, na região de Queimadas/BA, para conhecer experiências de manejo do rebanho leiteiro. A atividade, realizada no final do mês de setembro, contou com parceria da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) - uma das organizações que está prestando serviços de assistência rural do Projeto Bahia Produtiva-Desenvolvimento Rural Sustentável, financiado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR); e Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e Grupo Banco Mundial, além do apoio de parceiros/as.
Saindo do distrito Paraíso, em Jacobina/BA, o grupo de 36 agricultoras/es, seguiu para Capim Grosso/BA, onde percorreram estradas de chão até chegar na Fazenda Lagedo, localizada na área rural do município Queimadas/BA, em que foram recebidos pelo agricultor Luís Gonçalves. Na fazenda, a palma forrageira é uma das principais fontes de alimentação do rebanho. “Na nossa região a gente não tira leite de pedra, a gente tira leite de palma”, ironiza o agricultor. Também são fornecidos alimentos como milho, soja, cevada e bagaço de cana-de-açúcar. Em média, são 54 vacas de lactação, com duas ordenhas diárias feitas com máquinas chamadas de ordenhadeiras. Ao todo, são cerca de 1.400 litros de leite por dia.
O intercâmbio de experiências também foi realizado na propriedade da família de Ilvanete Tavares e Gildeon Silva, na Fazenda Gitirana, em Queimadas/BA. “Acordo às três da manhã e estou acompanhando o processo das três ordenhas do dia”, relata a agricultora sobre a rotina de trabalho do casal. Na fazenda, onde a ordenha também é mecanizada, são oito animais em lactação, com produção média total de 250 litros por dia. Sobre a alimentação do rebanho, eles explicam que tem sido fornecido palma, mandacaru, cevada, bagaço de cana-de-açúcar, dentre outros. “O que me chamou atenção é que a dieta das vacas é muito simples (...) a única coisa que a gente conhece menos é a cevada”, relatou o agricultor João Araújo - integrante da Associação de Produtores de Leite de Novo Paraiso e Adjacências - ao final das visitas e trocas de saberes com as famílias que moram em Queimadas/BA.
A atividade, foi realizada com o apoio do Projeto Bahia Produtiva-Desenvolvimento Rural Sustentável (CAR/SDR), com a finalidade de incentivar a socialização de práticas da produção leiteira. “Nós temos que colocar em prática muito do que vimos nas visitas”, destacou o técnico da COFASPI, Valdinei Oliveira. Ainda no mês de novembro, devem ser iniciados os seminários, encontros e visitas técnicas do Bahia Produtiva, que na Associação em Paraíso terá o acompanhamento da COFASPI. A Cooperativa também terá atuação em Caém, Miguel Calmon, Serrolândia, Ourolândia, Várzea Nova, Capim Grosso, Quixabeira e Várzea da Roça. A previsão é de que o projeto seja desenvolvido durante três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário