segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Curso sobre Silagem é realizado na Comunidade de Capim, pelo Projeto Mais Água



Atender as demandas reais das comunidades, por meio de processos formativos de troca de experiência e conhecimento faz parte da política institucional da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI. Com base nos seus princípios a cooperativa busca apoiar toda e qualquer iniciativa das comunidades e dos seus técnicos de campo que seja voltada para a melhoria e aperfeiçoamento da prática na roça, seja ela voltada para a agricultura ou criação animal.
Diante de uma necessidade levantada pelo Animador de Campo, Valdinei de Oliveira, responsável pela execução do Projeto Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido Baiano (Convênio 017/2011 MDS/SEDES – Subconvênio 256/2012 MDS/SEDES/COFASPI) no Município de Ponto Novo, da disponibilidade da comunidade em aprender e ensinar, aprimorando seus conhecimentos, surgiu a proposta da realização de um Dia de Campo sobre Silagem no intuito de promover a discussão e a reflexão sobre a convivência com o semiárido, principalmente no que se refere à alimentação animal tendo como experiência o período prolongado de escassez de chuva.

O dia de Campo foi realizado na Comunidade de Capim, município de Ponto Novo, que esta sendo atendido pelo Projeto Mais Água. Mesmo não sendo meta obrigatória do Projeto, é objetivo da entidade apoiar e estimular atividades como essa para promover a convivência com o semiárido.
O Dia de Campo teve como resultado um silo de excelente qualidade. Estiveram presentes15 agricultores das Comunidades de Capim, Várzea do Morroe Bezerra (Ponto Novo), Edson (Presidente do STR de Ponto Novo), Jamilton (Presidente da Associação dos Pequenos Agricultores de Capim), Ananias Carolino (Técnico da EBDA), Valdinei de Oliveira (Técnico de Campo), Gutemberg do Carmo (Técnico de Campo de Filadélfia), Solano Rios (Gerente Administrativo do Projeto Mais Água) e Nara Lígia (Coordenadora do Projeto Mais Água).
Os agricultores entenderam a importância de estocar alimento para as criações e perceberam que não é caro e nem demanda tanto trabalho o preparo. É necessárioa forrageira, nesse sentido a Associação de Capim já solicitou ao Governo Estadual e esta no aguardo. Enquanto a máquina não chega vamos fazer um rodízio para preparar o silo dos companheiros que participaram desse Dia de Campo, relata Jamilton e Ananias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário