sexta-feira, 11 de outubro de 2013

CURSO DE VIVEIRO DE MUDAS LEVA ALEGRIA E MOTIVAÇÃO PARA A COMUNIDADE PALMEIRAS


“Porque quanto mais conhecimento para nossa terra, nossa casa, nossa comunidade melhor”. É dessa forma positiva, que a comunidade Palmeiras do município de Mirangaba, recebe o curso de Viveiro de Mudas, através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro. Executado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência á Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI).




O curso proporcionou momentos intensos de muito aprendizado e discussões para o processo de construção do Viveiro de Mudas, envolvendo temáticas, como: local onde as mudas são produzidas; critérios técnicos de instalação, visando mudas de plantas de qualidade para plantação em local definitivo; importância da construção dos viveiros de mudas; propagação de espécies nativas, para recaatingamento de plantas frutíferas e de hortaliças, além de refletirem sobre a estrutura: escolha do local disponibilidade de água, declividade do terreno, entre outros assuntos.

A instrutora, Daniela Souza (estudante de Engenharia Agrônoma), contribuiu trazendo, além das temáticas discutidas, o viveiro de muda como uma ação importante para o Semiárido, agregado ao processo de recomposição de algumas áreas totalmente devastadas e com pouca diversidade de plantas.
O interesse e o prazer pelo campo, e em aprender novas estratégias são visíveis no olhar e nos relatos de cada agricultor e agricultora familiar participante do curso, que preza e valoriza ações que fortaleça a Convivência do Semiárido. Isso é confirmado nas palavras de Dona Maria Francisca Gregório. “Foi um curso muito bom e agradável, eu gostei muito de aprender essas coisas novas que vocês trouxeram. Estamos muito felizes em ter aqui na nossa comunidade mais uma experiência tão rica e importante como essas”, diz dona Maria.
A jovem Liliane Pereira, fala também sobre o quanto está motivada em fazer esse viveiro dá certo na sua comunidade. “foi muito importante o que aprendemos nesse curso, pode ter certeza que estamos comprometidos em nos unir para mais essa ação na nossa comunidade. E sabemos ainda, o quanto isso vai contribuir para o nosso sertão”, afirma Liliane.

Na avaliação do senhor Luiz Antônio, ele diz: “Podem vim sempre trazer essas novidades boas pra nós, estamos aqui sempre de braços abertos para aprender mais e melhorar nossas vidas no campo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário