domingo, 26 de junho de 2016

Agricultoras e Agricultores de Capim Grosso/BA participam de intercâmbio em Saúde/BA

Famílias de Capim Grosso conheceram a comunidade Genipapo, em Saúde/BA
Em uma manhã de céu nublado, no final de junho, agricultoras e agricultores familiares de Capim Grosso/BA que fazem parte do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), executado pela COFASPI, percorreram cerca de 70 km para ir ao município de Saúde/BA conhecer experiências de produções agroecológicas desenvolvidas por moradores/as da comunidade Genipapo. Logo ao chegar, os/as visitantes começaram a identificar que, no local, há mais disponibilidade de água em relação às localidades do município onde moram. Observaram também a variedade de plantas frondosas nas margens da estrada de chão ao longo do caminho.
Hélio Albino e Maria Benedita Santos moram em Saúde/BA
Acompanhados de integrantes da COFASPI e também pela agricultora Zenaide Santos que mora na comunidade Genipapo, foram até à propriedade do casal Maria Benedita Santos e Hélio Albino, onde se surpreenderam com a organização do plantio em níveis no terreno declinado, com leiras de variedades diversificadas de alface, quiabo, coentro, pimentão, rúcula, pimenta e outros alimentos. Atentos/as, também se fixavam nas palavras de dona Maria. Ela fala com orgulho do modo como trabalha, fazendo rotação de culturas, e gosta de mostrar o espaço onde costuma passar horas cuidando da horta e das flores sem ser distraída por familiares ou vizinhos/as. Também compartilha com todos a técnica que utilizada para manter as plantas protegidas. É com a aplicação de pouca quantidade de urina de gado misturada à água que tenta afastar os insetos das folhas e frutos.
Já o esposo Hélio, faz questão de explicar sobre outra questão importante: “o agricultor tem que ter a semente dele”. Em seguida, completou esclarecendo que sempre tem uma leira reservada apenas para multiplicar as sementes que vão ser guardadas para os próximos plantios. Em meio às prosas, muitos se interessam em levar sementes e mudas que desejam plantar nas comunidades onde moram em Capim Grosso/BA. Carregam também as sabedorias, apreendidas durante a troca de experiências, que podem contribuir para melhorar o modo de produção que já desenvolvem, com base nos fundamentos da agroecologia. Sobre o intercâmbio, a agricultora Soneide Silva da comunidade Mata do Estado, em Capim Grosso/BA, ressaltou os aprendizados sobre o plantio de flores de variados tipos, como a margarida e a rosa.
            Em seguida, o grupo caminhou até chegar à casa da agricultora Celina Silva. Observaram, na propriedade, o modo como desenvolve a criação de peixes, a exemplo das espécies conhecidas popularmente como pirarucu, carpa e pintado. Também acompanharam parte da produção do óleo do licuri, que estava sendo feito pela agricultura. Foi ela quem levou os/as visitantes para conhecer a horta, onde há o cultivo de frutas, verduras, arroz e outros produtos que contribuem para o consumo familiar, garantindo soberania e segurança alimentar, além do aumento da renda com a comercialização do excedente. “Foi muito proveitoso. Eu tô ensinando, eu tô aprendendo. Achei ótima essa visita”, contou a agricultora Celina.
 Agricultores/as comercializam flores em Saúde/BA e região
            Ao final, as agricultoras e agricultores de Capim Grosso/BA estiveram na Associação de Produtores de Genipapo para visitar a área comunitária de produção de flores, com variedades conhecidas como rosa, angélia, sorriso de maria, dentre outras. Aprenderam ainda sobre o processo de enxertia, com o auxílio das agricultoras Jocélia Jesus, Maria Benedita e Zenaide Santos. Elas também contaram sobre a história da associação, criada por volta do ano 2008, que já teve produções de uva e abacaxi, mas obteve melhores resultados com as flores, comercializadas para a ornamentação de festas e eventos em Saúde/BA ou cidades vizinhas.

Texto e fotos: Luna Layse Almeida – Ascom/COFASPI

Confira a cobertura fotográfica:









Nenhum comentário:

Postar um comentário