segunda-feira, 28 de outubro de 2013

COFASPI inaugura Ponto de Leitura na Comunidade Pau Ferro



   A Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Pimonte (COFASPI) inaugurou, no dia 21 de outubro, um Ponto de Leitura na comunidade de Pau Ferro, município de Jacobina. Essa ação da COFASPI aconteceu por meio do projeto Ponto de Leitura: revelando os saberes e sabores no campo, como uma das principais metas do projeto, além dos encontros, reuniões, cursos e oficinas como atividades iniciais para mostrar e apresentar a forma que funcionaria a continuação do projeto com a implantação do Ponto de Leitura, despertando na comunidade o hábito e o interesse da prática da leitura, através das temáticas voltada para a realidade social e o desenvolvimento sustentável no campo, ampliando a compreensão e participação no contexto local.

A alegria, integração e motivação, marcou o momento da inauguração do Ponto de Leitura, que foi celebrado com exibição de vídeos, apresentação de poemas, causos e peças teatrais sobre contos, recontos e cordel da literatura infantil, assim como, discussões e reflexões sobre a importância dessa implantação na comunidade. A frente da articulação e organização, representando a comunidade Genilson e Amanda, prepararam junto ao povo uma linda festa para comemorar. “Eu fiquei muito feliz quando Robson chamou a gente para uma reunião. (...) Uma surpresa, vocês querem participar de um Ponto de Leitura com uma biblioteca na comunidade. É uma realização para nossa comunidade”, relata Amanda.
Na ocasião, o Diretor/Presidente da COFASPI, Robson Aglayton, fala do compromisso da COFASPI em contribuir com o crescimento dessa ação na comunidade, como também o de levar outros projetos executados pela Cooperativa. “Adquirimos alguns livros falando sobre o que é: agricultura familiar, organização, comunitária, o que é viver em comunidade, sobre agroecologia, literatura infantil, e outros. Mas a ideia é conquistar mais livros e colocar internet ajudar ainda mais os estudantes em pesquisas escolares. E que esse espaço da leitura, seja também de reflexão sobre o que foi lido. (...) nós da COFASPI estaremos com o compromisso de sempre está aqui com vocês, com os trabalhos de assistência técnica, os das cisternas e todos os outros que a COFASPI possa trabalhar”, afirma Robson.
Dessa forma, a moradora da comunidade Dona Júlia, fala da importância dos projetos estarem chegando à comunidade. “Antes as dificuldades eram grande, mas as coisas vêm melhorando e a COFASPI contribui para que isso aconteça, ela que trouxe a novidade das cisternas, que é tão importante para a gente ter o espaço de guardar água. E agora mais esse bonito trabalho para nossa comunidade, diz Dona Júlia”.
“A leitura é isso, é se familiarizar, é folhear, é observar, é comentar. A gente não precisa saber aquela leitura profissional, mas que o livro proporcione aquela leitura de mundo, refletida em cada um”, Eliene Rios.



Comunicação Popular da COFASPI



Nenhum comentário:

Postar um comentário