terça-feira, 8 de outubro de 2013

Monitoramento das escavações do Projeto Mais Água nos Município de Caldeirão Grande e Ponto Novo


No dia 05 de setembro (quinta-feira) a Coordenação do Projeto Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido Baiano (Convênio 017/2011 MDS/SEDES – Subconvênio 256/2012 MDS/SEDES/COFASPI) executado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI, esteve em campo, nos municípios de Caldeirão Grande e Ponto Novo, para monitorar as escavações finalizadas e em andamento.
As atividades de campo vez ou outra apresentam dificuldades, principalmente no que se refere à escavação das tecnologias implementadas pelo Projeto Mais Água, que requer local específico para alocação dos barreiros, familiar e comunitário; as limpezas de aguadas, e as barragens subterrâneas. Por isso, é importante ter a avaliação do animador de campo e da coordenação para alinhar as informações e sanar quaisquer dúvidas.
Nos casos especiais que impossibilitam a finalização da escavação, deixando a tecnologia fora doformato orientado e com menor capacidade de captação, é importante reunir com a comunidadee achar a melhor estratégia para não remanejar para outro local ou mesmo para outra família, caso seja de interesse da família ou da comunidade.
O processo de implementação dessas tecnologias anima as famílias agricultoras nos municípios de atuação. Quando a máquina esta escavando a família atendida esta sempre por perto para ajudar no que for necessário, além dos vizinhos que fazem questão de acompanhar. A alegria dessas famílias agriculturas esta explícita na fala de seu Euclides, mais conhecido com Mazinho, do Município de Ponto Novo, comunidade de Capim: “meu barreiro ficou muito bom, meu sonho era ter uma aguada como essa na roça, mas eu não podia pagar, e agora tem, é só esperar a chuva..., eu só tenho a agradecer, primeiramente a Deus que dá as ordens de tudo e depois a vocês que tem os braços fortes”.

A satisfação de cada família com a chegada dessas tecnologias faz com que nosso trabalho seja cada dia mais gratificante. A orientação dada a partir de agora é que seja feita a manutenção indicada nos cursos de Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos – GAPA, para garantir a qualidade e durabilidade da tecnologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário