quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A saúde está na terra, no campo: a medicina popular de Dona Maria de Jesus



Dona Maria de Jesus, conhecida como dona Marica, é uma mulher destemida e forte, mãe de 2 filhos e 2 filhas, vive e resiste na comunidade rural Várzea Comprida, município de Ponto Novo.
Aos 80 anos de primaveras e vivências no sertão é considerada uma guardiã da cultura, da sabedoria popular do campo. Essa agricultora trabalhou muitos anos na roça, cuidava dos animais junto com seu companheiro, este faleceu há alguns anos e ela relembra com saudade do seu amor e companheirismo.  
Apesar de não ir mais para roça, por ser distante de sua casa, Dona Marica continua afagando a terra, germinando sementes nos arredores de casa. Seu terreiro é um recanto de riqueza e diversidade natural. Pé de laranjeira, tangerina, mamoeiro e abóbora colorem e compõem a diversidade natural e alimentar do seu quintal produtivo. Ela cria algumas galinhas e cultiva hortaliças para seu consumo, de suas filhas e netos/as, juntamente com a família ela lida com alguns caprinos.
Dona Marica conta que bebe da riqueza e extrai sua saúde da natureza e dificilmente usa algum remédio químico: “Eu ‘mermo’, só tomo chá e também dou pros netos e filhos”, enfatiza. Para isso, com toda sabedoria popular, ela construiu uma espécie de “Farmácia Viva” combinada com as hortaliças e com o pomar. Há uma vasta diversidade de plantas medicinais como arruda, capim santo, catingueira/pau de rato, erva cidreira, hortelã, girame dentre outras.
Através do uso da sabedoria popular e ancestral a agricultora não precisa ter despesas econômicas com remédios químicos, além de promover a saúde familiar e comunitária em consonância com a mãe terra, com a caatinga e com o semiárido.   
O tanque d’água de sua casa é abastecido, ainda com dificuldades, pela barragem de Ponto Novo, com isso ela consegue aguar ao menos uma vez por dia as hortas e o cercadinho com suas plantas.
“Mas, agora a situação vai melhorar, com essas novidades que tão vindo” afirmou Dona Marica, diante da satisfação e contentamento com a conquista da tecnologia de armazenamento de água, através do “Projeto Mais Água: Captação de água de chuva para produção no Semiárido Baiano”, dessa forma sua comunidade será beneficiada com um barreiro trincheira comunitário.
Dona Marica compartilhou várias receitas de remédios caseiros, uma delas será aqui destacada “Chá da catingueira/pau- de - rato” esse chá é indicado para queimação ou dores na barriga “(...) se você tiver fastiada com alguma comida, é só tomar, o resultado é breve”. Ela nos ensina como fazer: “Você pega um punhado de folhas lava direitinho e coloca pra ferver na chaleira e depois é só beber, com ou sem açúcar”.
Essa senhora é detentora de uma alegria, amor e sabedoria contagiante. Com suas vivências e experiências rurais ela demonstra na sua prática que é possível construir uma medicina alternativa e popular nas terras semiáridas da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário