Quem Somos

A COFASPI – Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, foi fundada em 2003, com amissão de proporcionar aos agricultores e agricultoras familiares, assessoramento técnico em suas atividades agropecuárias, com a finalidade de promover uma agricultura economicamente viável, ecologicamente equilibrada, socialmente justa e culturalmente adaptada, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da região onde atua. Área de atuação é focada no Território de Identidade Baiano Piemonte da Diamantina, mas podendo atuar em todo o semiárido Brasileiro.

Histórico

A história da COFASPI se iniciou com a criação da Cooperativa de Crédito Rural do Piemonte – AscoobCredimonte que foi fundada no ano de 2003, com a proposta de ser um dos atores para promover o fortalecimento da Agricultura Familiar, a partir de propostas que permitam o Desenvolvimento local Sustentável baseado nos princípios da Agroecologia e da Economia Solidária, estimulando assim a cidadania plena dos agricultores e agricultoras. 
Os membros da ASCOOB, preocupados com o distanciamento dos serviços de Assistência Técnica prestado pelo Estado e pelo modelo de agricultura desenvolvida na região, deram início a uma série de reuniões para tratar estas questões. Ao constatar a presença de alguns Técnicos Agrícolas e Agrônomos em seu quadro de sócios, assim como agricultores de notório saber, iniciou-se o processo de constituição de uma Cooperativa de Assistência Técnica e Extensão Rural, sob a denominação de Cooperativa de Assistência Agricultura Familiar da Região do Piemonte - ­COFASPI. Constituída em Assembleia Geral de 24/05/2003, como uma Cooperativa de responsabilidade limitada, sociedade de pessoas, de natureza civil, sem fins lucrativos e não sujeita a falência.

Para alcançar os objetivos sociais, em comunhão com o desenvolvimento territorial rural sustentável, a COFASPI, vem desde a sua constituição tendo como opção ética-política o desenvolvimento de suas atividades junto aos agricultores/as familiares na perspectiva da Convivência com o Semiárido, na Segurança Alimentar e Nutricional, do Cooperativismo/Associativismo, da Economia Solidária e do Desenvolvimento Territorial.

As ações

As ações desenvolvidas nesta cooperativa visam um melhor aproveitamento dos recursos naturais, além da sua conservação, com foco no desenvolvimento de uma agricultura familiar sustentável. Tendo como principais ações, os projetos de assistência técnica e extensão ruralonde o manejo agroecológico é o principal foco no desenvolvimento das atividades, e as feiras de base agroecológicas o meio de comercialização local. Existem também os de implantação de tecnologias voltadas a captação, armazenamento e conservação de água da chuva para consumo e produção de alimentos,que proporcionam aos agricultores e agricultoras familiares participarem da discussão e das ações de convivência com o semiárido.

Para tanto vem estabelecendo articulações, parcerias, convênios, e contratos com diversos atores sociais e agentes públicos, a exemplo do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Instituto de Permacultura da Bahia (IPB), Conselho Territorial de Desenvolvimento Sustentável (CODEP), Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (ASCOOB), União Estadual das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidaria (UNICAFES), Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), Rede Parceiros da Terra (REPARTE), Prefeituras Municipais, Governo Federal (MDA e MDS) e Estadual (SETRE e SEDES) e Banco do Nordeste.

A sede da COFASPI está localizada no município de Jacobina, Bahia.

Contatos:

Tel : (74) 3622-0017
e-mail:cofaspi@yahoo.com.br
Blog: www.cofaspi@blogspot.com
Site: www.cofaspi.org.br