quarta-feira, 23 de outubro de 2013

“CASA DE SEMENTE: RICA ESTRATÉGIA NO SEMIÁRIDO”

          Foi realizado na comunidade de Amarante, município de Serrolândia, o curso de Casa de Semente, através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), executado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Pimonte (COFASPI).

          Na oportunidade, a instrutora Daniela Alves (estudante de Engenharia Agrônoma) apresentou e instigou as discussões sobre o processo de construção, cuidado e manutenção das casas de sementes, além da importância, da organização e o beneficiamento dessa prática. Proporcionando assim, momentos de troca de experiência e conhecimento entre agricultores e agricultoras, em um espaço de incentivo e fortalecimento a essa rica estratégia de Convivência com o Semiárido.
Outros pontos discutidos sobre a prática de armazenamento de sementes, deu-se pela: garantia da diversidade, autonomia, controle das sementes crioulas e independência das empresas de sementes, que tentam convencer os agricultores/as a utilizarem os seus pacotes de sementes, alegando que os mesmos garantem maior produtividade e lucro, e assim, inserem nas comunidades a utilização dos Híbridos e Transgênicos que comprometem a diversidade das sementes local e submetem os agricultores a dependência de sementes vindas de fora, que muitas vezes não se desenvolvem bem nas condições climáticas da comunidade, sem utilização de adubação química. Influenciando ainda na alimentação dos povos das comunidades.

No decorrer do curso os participantes fizeram um resgate das sementes que já existiram na comunidade e foram perdidas pela falta dessa prática de armazenar. “Perdemos muitos tipos de sementes por aqui. (...) Isso ocorreu porque nós muitas vezes deixamos de acreditar na nossa semente no que é nosso para acreditar e buscar o que vem de fora, esquecendo-se de nossas sementes e da nossa identidade. E as vezes por uma falta de planejamento quando chega o período de plantio semeamos toda a semente que temos não nos preocupando em deixar um pouco desta semente para caso não conseguirmos ter boa colheita”.
O agricultor Dalmir, fala da sua experiência em armazenar suas sementes em casa. “Sempre reservo um canto lá em casa para guardar minhas sementes, já tenho essa prática há muitos anos. Agora com o curso fortaleceu meu interesse em armazenar também no coletivo.”, afirma o senhor Dalmir.
O curso foi avaliado de forma produtivo, deixando a comunidade animada e comprometida em dar os próximos passos para a consolidação da construção da Casa de Semente Comunitária. “Foi bastante produtivo ficamos conhecendo a importância das casas de sementes para nos agricultores e os cuidados que temos que ter com as nossas sementes e agora vamos nos organizar para por em prática o que aprendemos aqui” disse a agricultora Anailda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário