segunda-feira, 30 de setembro de 2013

COFASPI realiza formação de pedreiros para construção de cisternas de produção/enxurrada do Projeto Mais Água

A Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), por intermédio do Projeto Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido Baiano. (Sbuconvênio 256/2012 ESTADO/SEDES/COFASPI), realizou a capacitação de Pedreiros em técnicas de construção de cisternas de produção/enxurrada, na comunidade Bebedouro, município de Pindobaçu-Bahia.
Dezoito pedreiros participaram desse momento com discussão sobre políticas de convivência som o semiárido, entendendo a importância dessas tecnologias para a autonomia das famílias agricultoras atendidas pelo projeto.

A cisterna de produção/enxurrada é uma tecnologia de armazenamento de água da chuva, com capacidade de 50 mil litros, pensada para que agricultores/as do semiárido possam produzir alimentos mesmo nos períodos de estiagem. As tecnologias de convivência com o semiárido possibilitam o acesso à água para cultivar os alimentos perto do espaço de produção. A formação de pedreiros é uma das metas do Projeto Mais Água, que tem por objetivo potencializar o número de pedreiros cisterneiros, gerando renda e disseminando uma tecnologia socialmente apropriada e adaptável ao clima semiárido.
O curso ocorreu durante 10 dias e os participantes se dedicaram nas técnicas de aperfeiçoamento para construção das cisternas, se tornando multiplicadores e construtores em potencial. Os agricultores e agora técnicos na construção de cisternas, afirmaram que a renda da construção de cisternas garantirá a melhoria na qualidade de vida e permanência no campo.
A Comissão da Água de Pindobaçu, participou da formação para pedreiros, se colocando à disposição da equipe do projeto para o que fosse necessário. Murilo (membro da Comissão Municipal da Água e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Pindobaçu) afirmou: “O Projeto Mais Água está beneficiando os agricultores e agricultoras, para que estejam preparados para dias futuros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário