quinta-feira, 2 de junho de 2016

Semana dos Alimentos Orgânicos é comemorada em Mirangaba/BA e região

Texto e fotos: Luna Layse Almeida – Ascom/COFASPI

Visita à propriedade da agricultora Edneide Santos
Na última quarta-feira (01), estudantes e professores da Escola Municipal Manoel Novais, em Mirangaba/BA, acompanharam visitas a propriedades de agricultores/as familiares como parte da programação da Semana de Alimentos Orgânicos, organizada pela Rede de Feiras Agroecológicas Solidárias (REFAS) do Piemonte, o Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS) e a Associação Quilombo Erê. O evento conta ainda com o apoio de parceiros, a exemplo da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), para realizar ações educativas e/ou culturais, em quatro cidades da Bahia, com o intuito de dialogar sobre os benefícios do consumo de alimentos saudáveis.
Na comunidade rural de Palmeira, em Mirangaba/BA, o primeiro local de troca de experiências foi a propriedade da agricultora Edneide Santos, que integra a REFAS. Ao fundo da casa da família, no terreno declinado próximo à cisterna enxurrada estão as leiras com plantio de coentro, cebola, cenoura, feijão e outros produtos, que são utilizados para o consumo familiar e aumento da renda, por meio da comercialização do excedente. No cenário onde predominam as cores verdes na horta e na vegetação do entorno da propriedade, um dos elementos que chamou a atenção das turmas de estudantes do 9° ano foi um recipiente com o líquido, que é resultado da mistura de restos vegetais e esterco, para fazer um biofertilizante, utilizado por Edneide para afastar pragas das leiras.
Em seguida, estudantes, professores e outros participantes das visitas, a exemplo de representantes da REFAS; da COFASPI; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mirangaba/BA; da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE); além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), estiveram na propriedade do agricultor Paulo Francisco, que começou a apresentar o lugar onde desenvolve a produção agroecológica, dizendo: “Aqui é a minha terapia, vivo disso e estou muito satisfeito”.  Em depoimento, ele também fez questão de destacar as melhorias na saúde depois que deixou de produzir utilizando venenos e começou a conhecer técnicas com base em fundamentos da agroecologia e economia solidária. Atualmente, Paulo tem produções diversificadas, com variedades de mandioca, fruteiras e verduras, dentre outras.
O excedente de produtos a família de Paulo comercializa, assim como a de Edneide, toda sexta na feira livre de Mirangaba. É fácil identificar as barracas com lonas verdes da REFAS, onde ficam também mais outras quatro famílias integrantes da rede. Todas vendem alimentos isentos de agrotóxicos que são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. Neste sentido, a semana nacional dos alimentos orgânicos, no final do mês de maio e início de junho, alerta para a necessidade de convivência harmônica com a natureza e os cuidados com a alimentação diária. “Essa semana da agricultura orgânica foi idealizada com o propósito de divulgar para o público consumidor a importância dos orgânicos (...) com ações em todo o Brasil”, afirmou o agrônomo Luiz Barreto, chefe da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura na Bahia/MAPA.

Agricultores/as familiares com representantes da REFAS e instituições parceiras

Semana comemorativa – Durante a programação da Semana dos Alimentos Orgânicos, estudantes da Escola Manoel Novais também irão à feira para comprar produtos nas barracas da REFAS com uma moeda solidária, criada para ser utilizada durante este período comemorativo do consumo saudável. Sobre a participação dos estudantes, a diretora da instituição de ensino, Ivana Rodrigues, ressaltou: “A gente já trabalha com uma educação que valoriza a vida e estamos começando a fazer hortas na escola (...) para que os nossos alunos também aprendam os valores de uma alimentação saudável através das práticas orgânicas”.

Assistência – Com o intuito de fortalecer a gestão e comercialização de produtos agroecológicos em municípios do Piemonte da Diamantina e Piemonte Norte do Itapicuru, a COFASPI desenvolve o Projeto Apoio a Rede de Feiras Agroecológicas em cidades como Mirangaba/BA, onde famílias agricultoras têm acompanhamento técnico. Além de participar de atividades para fomentar a formalização da REFAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário