terça-feira, 5 de outubro de 2010

Projeto Quem Guarda Sempre Tem


O Projeto Quem Guarda Sempre Tem apoiado pela CESE (Coordenadoria Ecomênica de Serviços), como objetivo de sensibilizar e formação de agricultoras para a valorização da agrobiodiversidade local através da criação de Bancos Comunitários de Sementes Crioulas vem alcançando os seus objetivos.


O envolvimento das mulheres nos processos de gestão dos Bancos de Sementes, o envolvimento das mesmas nas discussões das comuniades tem crescido a cada dia;


O resgate das sementes também vem supreendendo, pois, muitas variedades foram que tinha como perdidas em nossa região, voltaram a aparecer (feijão rosinha, mulatinho, etc).


Com recursos do Projeto compramos e distribuimos estas sementes aos Bancos das comunidades de Faz. Jureminha e Assentamento Olhos D'água em Jacobina, comunidades de Salinas e Garcia município de Várzea Nova, Assentamentos Fé em Deus e Novo Horizonte em Ourolândia.


Esta estrategia motivou aos agricultores/as a também trazer suas sementes para fomar os estoques dos bancos. O importante é que os/as agricultores/as ficarão com estoque em suas propiredades e estoque nos Bancos Comunitários, em caso de perda das sementes dos Bancos individuais (de casa), poderão recorrer ao Banco Comunitário.


As ações de fortalecimeto dos Bancos Comunitários de Sementes Crioulas é uma política da COFASPI e estão sendo desenvolvidas a partir dos outros projetos, a exemplo do Aguadas, convênio do INGÁ - Instituto de Gestão das Água e Clima/ASA que vem construindo nos municípios de Jacobina, Serrolândia, Saúde, Várzea Nova, Ourolândia e Umburanas tecnologias para armazenamento de água (Cisternas de enxurrada 50m³, barreiros trincheiras e limpesas de aguadas), com ênfase na convivência com o semiárido. O projeto de ATER - Assistência Técnica e Extensão Rural também em parceria com o Governo do Estado através da SUAF/CAR.


A COFASPI está buscando novos parceiros para apoiar estas ações. Caso sua instituição queira participar desta ação entre em contato conosco. Também aceitamos a doação de sementes crioulas.


Contato: fone (74) 3621 7036



Robson Aglayton


Nenhum comentário:

Postar um comentário