segunda-feira, 10 de junho de 2013

Organização social para o desenvolvimento comunitário é o foco da primeira experiência visitada



Visita à comunidade rural no município baiano de Várzea da Roça
integra atividades da Rota Estratégica de Aprendizagem do Programa Semear


A experiência da Associação Comunitária de Lagoa da Preta e Capoeira do Milho, localizada na zona rural do município de Várzea da Roça-BA, foi a primeira a ser visitada pelo grupo da segunda Rota Estratégica de Aprendizagem do Programa Semear – Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste brasileiro. O grupo, que saiu de Juazeiro hoje pela manhã (09), foi recebido pela comunidade com um diversificado almoço agroecológico.  

Após o almoço, a representante do Colegiado do Território da Bacia do Jacuípe, Joilma Reis Rios, fez uma apresentação para contextualizar as questões do Território. Joilma, que há três anos integra o Colegiado, contou que o Território é formado por 14 municípios, tendo a cidade de Pintadas como sede, somando aproximadamente 230 mil habitantes. Cerca de 50% da população, segundo Joilma, mora na zona rural. Em relação ao tema da segunda edição da Rota Estratégica de Aprendizagem, Joilma afirma que as ações voltadas para a promoção da Agroecologia no Território ainda são iniciativas isoladas e que o acesso aos mercados institucionais por parte da Agricultura Familiar tem acontecido de maneira ainda tímida.  

Em seguida, a comunidade apresentou os marcos dos 21 anos da Associação Comunitária de Lagoa da Preta e Capoeira do Milho. Por meio de uma linha do tempo, Seu José, que é agricultor e foi o primeiro presidente da Associação, contou as conquistas e as dificuldades. “Fundamos a Associação para desenvolver a comunidade e organizar nossos trabalhos. Inicialmente, eram 55 associados, mas, depois, com a dificuldade do trabalho coletivo, 15 saíram e hoje somos 40”. Seu Zézo, como é chamado na comunidade, explica ainda que a Associação se divide em grupos produtivos – Casa de Farinha e Casa de Ração, Roça Comunitária e Grupo Produtivo de Mulheres. Além disso, tem um coordenador de Fundo Rotativo para que a Associação tenha sempre um fundo reserva.

Gerivaldo Araújo Santana, atual presidente da Associação, afirma que todo o trabalho que desenvolvem é para a melhoria da comunidade. “Não queremos ser melhor, mas queremos ser sempre diferentes. Sabemos a importância da caatinga e trabalhamos para melhorar os efeitos da devastação. Em dois anos de estiagem, nunca morreu nenhum gado aqui”, explica.

A jovem Ivanessa da Cruz Souza, agricultora e integrante do grupo de mulheres, mostrou aos visitantes toda a produção de seis tipos de sequilhos, bolos e chibata (bolinho de puba enrolado na palha) que é vendido na feira da cidade e para o PNAE. “Toda segunda-feira vendemos nossos produtos na feira da cidade”, conta. Ivanessa avalia a participação da comunidade na Rota Estratégica de Aprendizagem como enriquecedora: “essa experiência de troca nos engrandece e aumenta o nosso valor enquanto mulheres”.

A Associação Comunitária de Lagoa da Preta e Capoeira do Milho foi fundada em 1992 a partir da comunidade religiosa de Lagoa da Preta que, junto com as comunidades de Lagoa Danta e Capoeira do Milho, realizava trabalhos comunitários em mutirão para a construção de casas e cisternas. A Associação foi criada com a finalidade de atuar para o desenvolvimento comunitário através de ações de organização social e apoio à implementação de políticas de bem-estar e geração de trabalho e renda, tendo como sede a comunidade de Capoeira do Milho.
Hoje (dia 10), o grupo de participantes da Rota Estratégica de Aprendizagem Promoção da Agroecologia e Construção Social de Mercados volta à comunidade para visitar as roças e quintais agroecológicos.

O Programa Semear é implementado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – FIDA, com apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID.

Acompanhe a Rota Estratégica de Aprendizagem!



Outras informações:


Nenhum comentário:

Postar um comentário