terça-feira, 18 de junho de 2013

Curso sobre o Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos (GAPA) é realizado com a participação e o entusiasmo da comunidade sertaneja de Pilões no Município de Ponto Novo-BA




Nos dias 11 e 12 de Junho do corrente ano, a Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), realizou por intermédio do “Projeto Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido Baiano”, CONVÊNIO 017/2011 MDS/SEDES - Subconvênio 256/2012 ESTADO/SEDES/COFASPI - um curso de Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos (GAPA) na Comunidade de Pilões no Município de Ponto Novo/Bahia, contando com a participação de trinta agricultoras e agricultores familiares.

O curso aconteceu na associação comunitária, se caracterizando como um momento construtivo e de troca de conhecimento, além de ser um espaço para sanar as dúvidas sobre as tecnologias e as responsabilidades das famílias e das comunidades com as mesmas. Os cursos de GAPA são realizados nas comunidades rurais de atuação do projeto com a participação efetiva dos agricultores e agriculturas, público alvo da COFASPI e do projeto.
Esses cursos antecedem a implementação das tecnologias sociais com o intuito de promover a discussão sobre convivência com o semiárido, segurança alimentar e nutricional, gerenciamento de recursos hídricos, agroecologia, organização comunitária, etc., além de apresentar a COFASPI e o projeto na íntegra para as famílias participantes.


A COFASPI preza pela qualificação desses processos de formação que acontecem no período de concretização dos projetos e, os GAPA's seguem essa linha de atuação da cooperativa. No caso de Pilões a celebração cultural popular tomou conta do curso e animou os dois dias de atividades, enquanto as mulheres entoavam as cantigas de roda, os homens puxavam o reis envolvendo a todas (os) em um tradicional samba de roda, resgatando e valorizando as raízes desse povo nordestino por meio de manifestações culturais.

Para Valdinei (Animador de campo do Projeto Mais Água), o curso foi mediado de forma dinâmica e conseguiu envolver o saber e atenção de todas e todos. "A comunidade participou ativamente dos dois dias de curso, possibilitando a retirada de possíveis dúvidas. A comunidade ficou muito satisfeita", afirmou.
A metodologia adotada pela COFASPI, e colocada em prática nesses cursos, prioriza o diálogo, a troca de experiência, a reflexão, as possibilidades e, principalmente, as discussões das potencialidades do semiárido, tendo em vista a implementação dessas tecnologias de captação de água de chuva que minimizam os impactos causados pela estiagem, realidade sertaneja.



Seu Aloísio (Agricultor Familiar da Comunidade de Pilões) afirmou: “ Esse curso foi uma coisa importante que nós nunca vimos em nossa região, com muita informação(...) Esperamos, pra já, que essas tecnologias cheguem em nossas mãos e esperamos em Deus a chuva pra encher  (as tecnologias) e tocarmos nossa produção”.




                                                                                                                                 Texto:Ivanessa Brito
Comunicadora Popular da COFASPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário