terça-feira, 11 de junho de 2013

Troca de vivências marca segundo dia na Associação Comunitária de Lagoa da Preta e Capoeira do Milho

Segundo dia em Várzea da Roça incluiu visita às propriedades locais e debate sobre as vivências das organizações participantes da Rota Estratégica de Aprendizagem do Programa Semear

No terceiro dia (10/06) da Rota Estratégica de Aprendizagem do Programa Semear – Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste Brasileiro, os participantes voltaram à Associação Comunitária de Lagoa da Preta e Capoeira do Milho, zona rural do município de Várzea da Roça-BA, para conhecer duas propriedades de famílias agricultoras locais e debater a vivência com a comunidade a partir dos diversos olhares e saberes.    

A primeira propriedade a ser visitada foi a de Seu Israel Rufino de Souza. O agricultor ressaltou o fato de, no passado, ser um devastador da caatinga. “Não podia ver um galho que queimava. Já andava com a caixa de fósforos no bolso. Parei quando vi que estava destruindo a terra”. Seu Israel hoje tem uma pequena área, onde implementou um quintal agroecológico após a construção de uma cisterna calçadão. Da horta e das plantas frutíferas, Seu Rael, como é chamado, garante a segurança alimentar e nutricional da família e ainda gera renda com a venda para a comunidade, na feira e por encomenda para outras pessoas no município.


A outra experiência foi a de Seu José Souza Santana, que mostrou a área de recuperação do solo. O agricultor reservou uma parte de suas terras para descansar por cinco anos e devolver a fertilidade ao solo. Seu José planta ainda árvores e espécies da caatinga para recompor a área. A conservação ambiental é uma característica marcante das comunidades de Lagoa da Preta e Capoeira do Milho, que juntas tem cerca de 100 famílias.

Para o agricultor Edivan Farias, representante do Coletivo São João do Cariri, na Paraíba, participar desse tipo de intercâmbio é muito interessante porque conhece experiências novas e outras semelhantes à sua realidade. “O que mais marcou aqui nessa comunidade foi a organização da associação e a estrutura local”, completa.

Moisés Felix, um dos visitantes e representante da COFASPI, Jacobina-Ba, revela que essa Rota tem sido uma grande oportunidade para intercambiar conhecimentos e conhecer experiências exitosas no Semiárido. “Essas visitas despertam na gente outras possibilidades de qualificar agricultores e agricultoras dos projetos que estamos envolvidos. Temos tido uma discussão inovadora sobre mercados e comercialização como uma estratégia viável pautada na agroecologia e na economia solidária”, conta.      

Após o almoço agroecológico preparado pela comunidade, foi realizada uma oficina para análise das experiências e elaboração de propostas que irão gerar ações de disseminação e gestão do conhecimento. A proposta é que ao final de toda a atividade, as organizações participantes construam Planos de Gestão do Conhecimento, que poderão ser apoiados pelo Programa Semear. Gerivaldo Araújo Santana, presidente da Associação Comunitária, revela que participar da Rota Estratégica de Aprendizagem do Programa Semear está sendo como receber um reconhecimento. “Para nós, receber vocês aqui em nossa comunidade é como um prêmio, um Oscar do associativismo. Mas tem também o peso de fazermos muito mais para que esse trabalho continue sendo valorizado”.

Para o consultor temático do Programa Semear e engenheiro agrônomo, Carlos Eduardo, o ponto mais marcante dessa visita é ver a Agroecologia na sua abrangência, que vai além do aspecto produtivo, e mostra a importância da organização comunitária. “A capacidade de criar uma dinâmica organizativa é o que sustenta o trabalho da comunidade. A Associação consegue também garantir a segurança alimentar no nível do autoconsumo e também na construção de alternativas para geração de renda”. Segundo o especialista temático, os grandes desafios são ausência de diálogo com outras instâncias no território e a questão da terra para criação de animais e diversificação na produção de alimentos, visto que as propriedades são pequenas. O encerramento do dia ficou por conta de uma festa preparada pela comunidade, com samba de roda e alimentos locais.   

Hoje (dia 11), o grupo da Rota Estratégica de Aprendizagem Promoção da Agroecologia e Construção Social de Mercados segue para a cidade de Uauá-BA, para conhecer a experiência em Organização e acesso a mercados da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Curaçá e Uauá - Coopercuc. O Programa Semear é implementado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – FIDA, com apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID.

Acompanhe a Rota Estratégica de Aprendizagem!

https://www.facebook.com/pages/Programa-Semear/324694060986250

Nenhum comentário:

Postar um comentário