terça-feira, 15 de julho de 2014

Intercâmbio: socializando saberes transformando vidas

Nos dias 10 e 11 de junho, a COFASPI (Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte), unidade gestora do Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2, da Articulação Semiárido Brasileiro – ASA, realizou o primeiro intercâmbio intermunicipal com agricultores e agricultoras de comunidades do município de Jacobina/BA, mostrando experiências que deram certo a partir do uso de tecnologias sociais voltadas para produção de alimentos saudáveis, sem uso de veneno, buscando valorizar a convivência no Semiárido.

No primeiro dia, a visita aconteceu na comunidade Inácio João, município de Caém/BA em quatro propriedades, de Janete Rodrigues da Silva, Isabel Neves dos Santos, Edinalva Neves dos Santos e Isneves dos Santos Barreto, elas conquistaram a tecnologia cisterna-calçadão e vem produzindo alimentos com base nos princípios Agroecológicos, utilizando técnicas de plantio adquiridas na capacitação do SISMA, como construção de canteiro econômico, compostagem, defensivos naturais, cobertura morta entre outros. Dessa forma, elas levam alimentos naturais para o consumo da família, além de comercializar o excedente no espaço da Feira Agroecológica de Caém.

Nas boas vindas, Janete ressalta importância de ter conquistado a cisterna. “A gente tem muito orgulho de ter recebido essa cisterna e trabalhar com ela. (...) Sabemos o que levamos pra casa e ainda temos uma renda extra”. Dona Isabel expressa palavras de incentivo. Que vocês aprendam e coloquem em prática também como nós fizemos. “É uma mudança de vida muito boa”!

Nesse sentindo, o intercâmbio objetiva a troca de conhecimento entre agricultores/as que incentivem o desenvolvimento sustentável do Semiárido. “É um desafio grande produzir orgânico, mas é prazeroso saber que os alimentos são naturais. Que o beneficio para nós e para os consumidores da feirinha são grandes. (...) A minha vida mudou completamente, antes não produzia nada, comecei do zero depois da cisterna. É uma mudança e transformação de vida que só é possível para quem acredita”, conta Janete.


No segundo dia, os agricultores/as tiveram a oportunidade de visitar a Feira Agroecológica de Jacobina, que faz parte do Projeto Promoção e Fortalecimento de Fundos Rotativos Solidários e Feiras Agroecológicas Solidárias no Território Piemonte da Diamantina - Estado da Bahia, com objetivo de proporcionar a capacitação e organização dos produtores e produtoras na lida com a agricultura familiar, além de aumentar a renda e atender o consumo da família. Esse projeto foi executado pela COFASPI nos municípios do Território Piemonte da Diamantina.

A alegria, interação e participação dos agricultores/as foram marcantes nos dois dias de intercâmbio, no momento final puderam refletir e debater sobre as experiências visitadas e expressar o que foi aprendido e pretende pôr em prática em suas propriedades. Fechando assim, com um circulo de orações e agradecimentos por momentos como esses, ricos e cheios de possibilidades que encanta e faz vibrar o povo Semiárido.




Robervânia Cunha, Comunicadora da COFASPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário