Nos dias 10 e 11 de junho, a COFASPI (Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte), unidade gestora do Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2, da Articulação Semiárido Brasileiro – ASA, realizou o primeiro intercâmbio intermunicipal com agricultores e agricultoras de comunidades do município de Jacobina/BA, mostrando experiências que deram certo a partir do uso de tecnologias sociais voltadas para produção de alimentos saudáveis, sem uso de veneno, buscando valorizar a convivência no Semiárido.
Nesse sentindo, o intercâmbio objetiva a troca de conhecimento entre agricultores/as que incentivem o desenvolvimento sustentável do Semiárido. “É um desafio grande produzir orgânico, mas é prazeroso saber que os alimentos são naturais. Que o beneficio para nós e para os consumidores da feirinha são grandes. (...) A minha vida mudou completamente, antes não produzia nada, comecei do zero depois da cisterna. É uma mudança e transformação de vida que só é possível para quem acredita”, conta Janete.
No segundo dia, os agricultores/as tiveram a oportunidade de visitar a Feira Agroecológica de Jacobina, que faz parte do Projeto Promoção e Fortalecimento de Fundos Rotativos Solidários e Feiras Agroecológicas Solidárias no Território Piemonte da Diamantina - Estado da Bahia, com objetivo de proporcionar a capacitação e organização dos produtores e produtoras na lida com a agricultura familiar, além de aumentar a renda e atender o consumo da família. Esse projeto foi executado pela COFASPI nos municípios do Território Piemonte da Diamantina.
A alegria, interação e participação dos agricultores/as foram marcantes nos dois dias de intercâmbio, no momento final puderam refletir e debater sobre as experiências visitadas e expressar o que foi aprendido e pretende pôr em prática em suas propriedades. Fechando assim, com um circulo de orações e agradecimentos por momentos como esses, ricos e cheios de possibilidades que encanta e faz vibrar o povo Semiárido.
Robervânia Cunha, Comunicadora da COFASPI


Nenhum comentário:
Postar um comentário