quarta-feira, 12 de junho de 2013

Organização e acesso a mercados é o tema no município baiano de Uauá

O grupo da Rota Estratégica de Aprendizagem do Programa Semear visitou a Comunidade Serra da Besta e conheceu cooperados da Coopercuc.


A organização e o acesso a mercados é o tema da experiência da Comunidade Serra da Besta e da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Curaçá e Uauá – Coopercuc, em Uauá-BA, visitadas pelos participantes da Rota Estratégica de Aprendizagem do Programa Semear – Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste Brasileiro.

O grupo chegou hoje (dia 11), em Uauá-BA, e seguiu para a comunidade Serra da Besta para conhecer a história de lutas e conquistas. Os participantes visitaram as instalações da unidade de beneficiamento de frutas nativas da caatinga, onde são produzidos doces, compotas, sucos e polpas, a plantação de maracujá do mato, a casa do mel e as tecnologias de captação e armazenamento de água - barreiras de trincheira e as cisternas calçadão e de consumo humano.


Em seguida, a comunidade apresentou sua história desde o seu surgimento nos anos 50. As iniciativas voltadas para o desenvolvimento local tiveram início a partir dos anos 80 com apoio da Pastoral Rural da Diocese de Paulo Afonso e de organizações sociais, como o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA. No final dos anos 90, criaram a Associação Comunitária e Agropastoril da Fazenda Serra da Besta com 22 associados. Estas iniciativas levaram à conquista dos certificados de área de Fundo de Pasto para a associação e para proprietários individuais, além dos Títulos de Utilidade Pública Municipal e Estadual.

Os produtos beneficiados pela comunidade são vendidos pela Coopercuc para outras organizações e para o Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, por meio da CONAB. Os associados afirmam que não vendem apenas os produtos beneficiados, mas também o umbu in natura que, depois da longa estiagem, está mais valorizado. A comunidade possui ainda um grupo produtivo de jovens que trabalha com apicultura e um grupo de mulheres no beneficiamento da mandioca para produção de sequilhos.

Dona Antonia Gonçalves conta que a comunidade sempre contou com apoios e parcerias, mas foi na organização que encontraram o caminho para superar as dificuldades. “A educação abriu nossa cabeça. Com fé e a união é que conseguimos o que temos”, afirma. Jussemar Cordeiro da Silva, mobilizador da Coopercuc e participante da Rota Estratégica de Aprendizagem, ressalta que essa troca de experiências entre diferentes grupos e organizações tem sido muito rica. “Vejo que temos experiências muito semelhantes e outras diferentes que nos estimulam a seguir o exemplo, como Fundo Rotativo Solidário e áreas coletivas que vi na experiência de Várzea da Roça e quero repassar tanto na Coopercuc como aqui na Comunidade Serra da Besta”. 

A coordenadora do Programa Semear, Léa Vaz Cardoso, reafirma a importância das atividades de intercâmbio como forma de valorizar o saber do agricultor e agricultora e retroalimentar os conhecimentos dos participantes a partir das suas vivências e das experiências visitadas. A metodologia das Rotas de Aprendizagem foi desenvolvida pela Corporação Regional Procasur, com o apoio do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrário - FIDA, e já foi aplicada em diversos países. A organização chilena presta assistência técnica-metodológica ao Programa Semear, buscando propiciar aos participantes uma interação entre o conhecimento técnico e o conhecimento dos agricultores e agricultoras. O consultor da Procasur, Franklin Carvalho, explica que o objetivo da dinâmica planejada é desenvolver um intercâmbio de saberes de uma maneira leve, onde as famílias agricultoras saem do lugar de assessoradas e se tornam educadoras. “É uma forma de promover um diálogo e uma interação entre conhecimentos técnicos e populares”, afirma.

A segunda edição da Rota Estratégica de Aprendizagem do Programa Semear conta ainda com o apoio do Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais - SASOP, do Instituto de Permacultura da Bahia – IPB e da Coopercuc.

Amanhã (dia 12), o grupo da Rota Estratégica de Aprendizagem Promoção da Agroecologia e Construção Social de Mercados se reúne na sede da Coopercuc para uma apresentação geral da experiência e debate com os cooperados sobre organização e acesso a mercados.

O Programa Semear é implementado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – FIDA, com apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID.

Acompanhe a Rota Estratégica de Aprendizagem!


Outras informações: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário