segunda-feira, 7 de julho de 2014

Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção – SISMA


A capacitação de SISMA é uma ação rica e importante, pois compartilha e soma os saberes de cada agricultor e agricultora com outros aprendizados, vindos de um processo de mobilização e formação para Convivência no Semiárido. Essa ação faz parte do Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2 da Articulação Semiárido Brasileiro – ASA, executado no Território Piemonte da Diamantina pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte - COFASPI.

A busca por conquistas de melhores e mais alternativas de viver bem no campo, deu vez a chegada da segunda água para famílias da comunidade de Baixa do Couro, Estrada Nova, Paudarquinho e Várzea Nova, do município de Jacobiana/BA. Assim, um momento marcante do SISMA é a parte prática, que aconteceu com a construção de canteiro econômico, compostagem, defensivos naturais (Nim, alho e arruda), cobertura morta entre outros.

A dona da propriedade que cedeu espaço para fazer as atividades práticas, Ivanete Borges da Silva, viu nesse momento a importância de descobrir um jeito diferente de ver a região e até mesmo sua terra. “Realmente não sabia que coisas tão simples podiam mudar e melhora nossos plantios, como as folhas seca que viram cobertura morta que fortalece a terra e ajuda a dar bons frutos”, afirma Ivanete. 







Robervânia Cunha, Comunicadora COFASPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário