terça-feira, 22 de julho de 2014

Vamos intercambiar: trocar saberes para somar o conhecimento

O intercâmbio intermunicipal é uma das ações do Programa Uma Terra de Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), executado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI). Que visa à troca de experiências e saberes dos bons frutos que agricultura familiar proporciona as famílias do campo, criando alternativas e condições de conviver com os desafios de sua terra, como as tecnologias sociais para produção de alimentos, que chega trazendo mais que apenas uma construção, mas momentos de formação e mobilização de práticas agroecológicas para fortalecer a convivência no Semiárido. Dessa vez um grupo de agricultores e agricultoras de comunidades de Capim Grosso/BA visitou experiências exitosas na comunidade Várzea Nova, município de Jacobina.

Na oportunidade Geisa e Lindalva contaram um pouco da história de organização da comunidade de Várzea Nova, além da importância de produzir alimentos orgânicos, com base nos princípios agroecológico, e outras práticas que fortalece a convivência no Semiárido. “A nossa intensão primeira em produzir orgânico é nosso consumo. Depois vendemos o excedente, nos organizamos em 8 famílias para abastecer uma barraca e comercializar. Então todo domingo vendemos alimentos naturais no Junco de Jacobina”, relata Geisa.

Segundo Lindalva a comunidade vem lutando por melhorias há muitos anos, mas a produção orgânica só foi possível com a chegada das cisternas-calçadão, que trouxe também momentos de formação importantes, como manejo da terra, manejo da água e estratégias de produzir sem uso de veneno. “A gente trabalha com a cisterna aqui já tem 03 anos, eu fui à segunda contemplada e ai vocês viram o que a gente consegue produzir ali, um alimento saudável, porque o mais importante é a gente não usar agrotóxicos, a gente vai usando defensivos naturais que dá certo”. Lindalva conta ainda da união da comunidade para conquistar outras necessidades. “A gente unidos consegue muito mais, já temos água encanada, luz e queremos muitas outras coisas para nossa comunidade. Sabemos que juntos na luta venceremos para viver melhor na nossa região”.

Os participantes do encontro estavam deslumbrados com as possibilidades de poder produzir uma diversidade de alimentos naturais em casa. “Eu quero umas berinjelas dessas lá em casa”, disse dona Paula. “Estou sonhando para terminar logo minha cisterna e Deus mandar suas graças para eu poder produzir alimentos saudáveis com tanta riqueza como aqui”, expressa dona Júlia. Alegria e satisfação de participarem pela primeira vez de um intercâmbio ressaltavam nos olhares.

Nesse sentindo, a avalição do encontro foi positiva e deixou gostinho de quero mais, na certeza de que momentos como esses soma muito no aprendizado de cada um, incentivando e movimento saberes e estratégias que dão certo nesse Semiárido cheio de possibilidades.






Robervânia Cunha, Comunicadora da COFASPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário