segunda-feira, 30 de setembro de 2013

COFASPI realiza formação de pedreiros para construção de cisternas de produção/enxurrada do Projeto Mais Água

A Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), por intermédio do Projeto Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido Baiano. (Sbuconvênio 256/2012 ESTADO/SEDES/COFASPI), realizou a capacitação de Pedreiros em técnicas de construção de cisternas de produção/enxurrada, na comunidade Bebedouro, município de Pindobaçu-Bahia.
Dezoito pedreiros participaram desse momento com discussão sobre políticas de convivência som o semiárido, entendendo a importância dessas tecnologias para a autonomia das famílias agricultoras atendidas pelo projeto.

A cisterna de produção/enxurrada é uma tecnologia de armazenamento de água da chuva, com capacidade de 50 mil litros, pensada para que agricultores/as do semiárido possam produzir alimentos mesmo nos períodos de estiagem. As tecnologias de convivência com o semiárido possibilitam o acesso à água para cultivar os alimentos perto do espaço de produção. A formação de pedreiros é uma das metas do Projeto Mais Água, que tem por objetivo potencializar o número de pedreiros cisterneiros, gerando renda e disseminando uma tecnologia socialmente apropriada e adaptável ao clima semiárido.
O curso ocorreu durante 10 dias e os participantes se dedicaram nas técnicas de aperfeiçoamento para construção das cisternas, se tornando multiplicadores e construtores em potencial. Os agricultores e agora técnicos na construção de cisternas, afirmaram que a renda da construção de cisternas garantirá a melhoria na qualidade de vida e permanência no campo.
A Comissão da Água de Pindobaçu, participou da formação para pedreiros, se colocando à disposição da equipe do projeto para o que fosse necessário. Murilo (membro da Comissão Municipal da Água e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Pindobaçu) afirmou: “O Projeto Mais Água está beneficiando os agricultores e agricultoras, para que estejam preparados para dias futuros”.

INAUGURAÇÃO DA FEIRA AGROECOLÓGICA SOLIDÁRIA DE SAÚDE

A COFASPI – Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, por meio do projeto de Promoção e Fortalecimento das Feiras Agroecológicas Solidárias do Piemonte da Diamantina, obteve mais um meta alcançada. No dia 02 de agosto de 2013 aconteceu a inauguração de mais uma Feira Agroecológica da REFAS Piemonte – Rede de Feira Agroecológicas do Piemonte da Diamantina. Dessa vez no município de Saúde, que também faz parte do território de identidade Piemonte da Diamantina.



O grupo é composto por agricultores e agricultoras familiares de duas comunidades do município, Água Branca de Fora e Jenipapo. No primeiro dia da feira agroecológica, o grupo se mostrou entusiasmado com o processo de comercializar sua produção diretamente para o consumidor, por saberem que estão proporcionando a população saudense, o consumo consciente de alimentos saudáveis e livres de agrotóxico. 

Compareceram a este momento, Mário - o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Saúde (que já é parceiro do grupo), professores e alunos do colégio estadual Ernesto Carneiro Ribeiro (onde há o curso técnico em Agropecuária), o vereador Antônio Lopes (ex- secretário de agricultura do município), representantes da Secretária de Agricultura, além de boa parte dos moradores do município. Todos com o objetivo de levar pra casa alimentos saudáveis e apoiar os agricultores (as) nessa conquista.


Vera, a coordenadora do grupo falou da emoção que o grupo estava sentindo naquele momento. “Desde 2012 estamos nessa luta, nos reunindo e discutindo a proposta das feiras agroecológicas com a equipe da COFASPI e agricultores de mais nove municípios onde também estará acontecendo essas feiras e participando de cursos de capacitações, até chegarmos ao dia de hoje. Mas com a consciência de que essa feira não é uma feira como outra qualquer, ela tem seu diferencial, estamos aqui, trabalhando para oferecer a pessoas de Saúde e região um alimento de qualidade, sem nada de agrotóxico, pois sabemos dos riscos provocados por eles. Queremos promover a saúde do povo de saúde, além disso, nos preocupamos com a preservação ambiental e trabalhamos de forma solidária ajudando sempre que possível os nossos colegas aqui.”
Os consumidores que por ali chegaram, elogiavam os agricultores pela iniciativa. “Vocês estão mostrando que é possível avançar e trabalhar de forma diferente, vocês serão capazes de transformar a realidade do nosso município”.



NOTA OFICIAL



A Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI, responsável pela execução dos Subconvênios 237/2012 e 256/2012 – ESTADO/SEDES/COFASPI, vem por meio deste, tornar público seu processo de Cotação de Preços, conforme Portaria Interministerial nº 507, de 24/11/2011, para os itens de: alimentação, hospedagem, combustível, manutenção de computadores, itens de papelaria, reprodução gráfica, materiais de construção, aluguel de máquinas para escavação. Informa ainda que os interessados deverão entrar em contato com a Comissão Permanente de Compras da COFASPI, no endereço: Rua da Aurora, n 90, Leader, Jacobina/BA, CEP 44.700-000, tel. (74) 3622-0017; Endereço eletrônico: cofaspi@yahoo.com.br.



Nara Ligia Almeida Silva

Presidente da Comissão Permanente de Compras

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Projeto “Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido Baiano”

A Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) realizou o lançamento do Projeto “Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido Baiano”, no mês de Abril no Centro Diocesano da cidade de Saúde, com a presença e participação de cerca 100 pessoas sendo agricultores e agricultoras, Comissões Municipais da Água, representantes das Prefeituras e Secretarias dos municípios de Caém, Caldeirão Grande, Pindobaçu, Saúde, Ponto Novo, Filadélfia localizados no Território do Piemonte da Diamantina e Piemonte Norte do Itapicuru no estado da Bahia.

O presidente, Robson Aglayton, fez um resgate da história da cooperativa, apresentou suas linhas de atuação e o trabalho desenvolvido junto às comunidades sertanejas. O Projeto Mais Água foi apresentado pela coordenadora Nara Lígia, elucidando o objetivo de garantir o acesso à água e dar condição para produção agroecológica digna e solidária, melhorando a qualidade de vida das famílias, com segurança alimentar e nutricional, fortalecendo a luta pela permanência no campo e convivência com o semiárido.

Esse projeto prevê a construção de 625 estruturas hídricas familiares e 26 estruturas hídricas comunitárias, totalizando 651 estruturas de captação e armazenamento de água de chuva, beneficiando 885 famílias agricultoras do semiárido baiano com tanque de pedra, bomba d’água popular (BAP), barragem subterrânea, cisterna de produção/enxurrada, barreiro trincheira familiar e comunitário, limpeza de aguadas e a implementação de quintais produtivos.

O encontro foi de troca entre agricultores e agricultoras dos diversos municípios, com problematização, acerca do Projeto “Mais Água”, suas metas, período de execução, divisão de ações tecnologias por município, dúvidas e curiosidades sobre o trabalho da COFASPI, e articulações e fortalecimento dos vínculos entre agricultores/as que lutam por outra realidade no sertão.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Organizações se reuniram para construção do Encontro Estadual de Agroecologia



Aconteceu nessa quinta feira 26 de setembro, na sede da Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar (COFASPI), a Reunião Regional Preparatória para o Encontro Estadual de Agroecologia, que será sediado em Novembro na cidade de Jacobina. Essa reunião, contou com a participação dos/das representantes das entidades articuladas a ASA: CACTUS, CAA, SAJUC, SASOP, AGROCOP, CÁRITAS e IPB, para discutir, organizar e encaminhar questões referentes a esse encontro que irá reunir a diversidade de agricultores e agricultoras convergindo todos biomas, climas e culturas da nossa Bahia. 
O Encontro tem como objetivo discutir e disseminar ações relacionadas à Agroecologia e contra o Agronegócio, além de ser preparatório para o III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), que ocorrerá em 2014.






Se o campo não planta, a cidade não janta!
Agroecologia pela vida e soberania alimentar dos povos!

Luta, Organização e Conquistas das Comunidades Quilombolas



Monteiro e Bom Jardim são exemplos de comunidades quilombolas situadas no município de Caém com as quais a COFASPI está desenvolvendo o “Projeto Cisternas II: Captação de Água para o Consumo Humano no Semiárido Baiano” (SUBCONVÊNIO 237/2012, ESTADO/SEDES/COFASPI) e que serão também beneficiadas pelo “Projeto Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido Baiano” (SUBCONVÊNIO 256, ESTADO/SEDES/COFASPI).

Através de muita luta essas comunidades foram tituladas, reconhecidas como quilombolas e há oito anos se organizam através da Associação Quilombola de Produtores/as de Mandioca de Bom Jardim e Monteiro - AQUIBOM, pois esse território quilombola tem como fonte de subsistência/sobrevivência o cultivo da mandioca.

A comunidade conquistou assim, a casa do beijú e uma cozinha comunitária com maquinário, onde as mulheres, em sua maioria, produzem bolo de aipim, caldo de aipim, beijú recheado, bolachinha de goma, mingau com farinha de tapioca. Grande parte dessa produção é destinada para merenda escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, e são comercializados nas feiras de Jacobina e Caém.

A produção do beijú requer muita água e na ausência desta a produção corre o risco de parar ou diminuir. Por isso, as ações da COFASPI são consideradas como uma grande conquista das comunidades quilombolas, conforme afirmou Valdeci Santos: “Pra nós foi um projeto muito bom, porque apesar de termos a água da serra agora na estiagem passamos aperto, e pra gente que trabalha com a cultura da mandioca e do beiju, com a cisterna é muito bom e agora com a chegada da cisterna de produção ficará melhor ainda. Foi uma coisa que a COFASPI acertou em cheio, foi beneficiar Bom Jardim e Monteiro com essas cisternas”.

A COFASPI reafirma cada vez mais seu compromisso contra o racismo ambiental e pela qualidade de vida dos povos quilombolas, dessa forma o Projeto Cisternas e o Projeto Mais Água irão beneficiar mais de 500 famílias em comunidades quilombolas do Território Piemonte da Diamantina e Norte do Itapicuru, além de Bom Jardim e Monteiro, têm-se outras comunidades quilombolas como: Raposa em Caldeirão Grande, Várzea da Serra em Pindobaçu, Cabeça da Vaca e Canafístula em Filadélfia, dentre outras.


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Edital para Seleção de Pessoal 11/2013



O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 005/2012 de 22/08/2012 da presidência da Instituição, torna público que estará recebendo inscrições com o objetivo de selecionar profissionais para trabalhar no Projeto de Apoio a Rede das Feiras Agroecológicas do Piemonte da Diamantina.
1. VAGAS:
Coordenador (a) Técnico (a): 01 (uma vaga);
Animador (a) de Campo: 03 (três vagas);
Auxiliar Administrativo: 01 (uma vaga).

2. LOCAIS DE TRABALHO:
Os locais de trabalho terão como referência os municípios de Caém, Saúde, Miguel Calmon, Jacobina, Mirangaba, Capim Grosso, Ourolândia, Várzea Nova, Serrolândia e Umburanas, a ser acertado com os candidatos no momento da contratação. No que se refere ao Coordenador, e ao Auxiliar Administrativo, a base será a sede da COFASPI na cidade de Jacobina, Bahia.

3. FASES DO PROCESSO SELETIVO:
1ª Fase - Análise de currículo;
2ª Fase - Entrevista, em sequência eliminatória.

4. ATRIBUIÇÕES E REQUISITOS:
4.1. Coordenador(a) do Projeto.
a. Atribuições:
- Apoiar e supervisionar a execução do projeto, coordenar a equipe, elaboração dos cronogramas com as atividades a serem desenvolvidas, no âmbito do projeto (território Piemonte da Diamantina) com vistas ao fortalecimento do Projeto de Apoio a Rede das Feiras Agroecológicas do Piemonte da Diamantina, a partir de métodos participativos de experimentação e dos princípios da Agroecologia;
- Assessorar no campo técnico-metodológico os animadores e outros que irão compor a equipe do projeto, com vistas ao bom desenvolvimento do projeto;
- Elaborar e contribuir para implementação de propostas técnicas de comercialização;

- Participar na formulação, sistematização e difusão de experiências e processos de assessoria técnica pedagógica na produzindo ou contribuindo para a produção de materiais de divulgação (artigos, papers, vídeos, livros, cartilhas, programas de rádio, etc.);

- Promover e organizar eventos (reuniões, oficinas, cursos, seminários, workshops e debates) e acompanhar visitas e intercâmbios técnicos;

- Representar politicamente a organização em seu campo de atuação junto a outras organizações, movimentos sociais, redes, fóruns, articulações, etc., quando designado pela COFASPI ou em atividades específicas deste projeto.

b. Requisitos:
- Experiência referencial mínima de 01 (um) ano e meio em processos sistemáticos de coordenação de equipe e de projetos, comprovada em currículo;
- Disponibilidade para residir em Jacobina;
- Ter disponibilidade para contratação imediata;
- Ter disponibilidade para trabalhar em tempo integral (40 horas) e para viagens eventuais;
- Carteira de habilitação AB
- Domínio de informática (Word, Excel, PowerPoint, ferramentas de Internet);
- Familiaridade com equipamentos de comunicação (máquina fotográfica, filmadora, GPS, etc.) desejável;
- Redação própria e capacidade de sistematização de idéias e propostas;
- Disponibilidade para viagens;
- Criatividade e capacidade de se relacionar em equipe, liderança e iniciativa.
4.4. Auxiliar Administrativo
a. Atribuições:
- Elaboração de documentos;
- Registros de dados;
- Lançamentos de dados em computador, preenchimento de planilhas em Excel;
Digitação;Auxiliar na elaboração de propostas de compras;
- Pagamentos em geral;
- Controle e pagamento de pessoal e todas as funções inerentes ao bom desempenho de um escritório.

b. Requisitos
- Nível médio completo;
- Disponibilidade para residir em Jacobina;
- Ter disponibilidade para contratação imediata;
- Ter disponibilidade para trabalhar em tempo integral (40 horas) e para viagens eventuais;
- Domínio de informação básica de controle contábil e gerencial de processos;
- Domínio de programas de texto (Word) e planilha eletrônica (Excel).
- Domínio para a redação e compreensão de textos e matemática básica.
4.5. Animador
a. Atribuições:

- Realizar os processos de seleção e cadastramento das famílias;
- Organizar e realizar as reuniões nas comunidades;

- Organizar e acompanhar cursos e capacitações realizadas para comercialização e redes solidárias;
- Promover e organizar eventos (reuniões, oficinas, cursos, seminários, workshops e debates) e acompanhar visitas e intercâmbios técnicos;
- Acompanhar a implantação e dimensionamento dos quintais produtivos;
- Acompanhar as feiras agroecológicas e a rede de feiras;
- Desenvolver trabalho educativo em comunidades rurais;
- Preenchimento de formulários, relatórios, fichas, lançamento de dados em planilhas do Excel e tenha conhecimento sobre a variação dos preços e relação dos materiais;
- Acompanhar a construção e implantação das tecnologias e de equipamentos outros de captação e armazenamento de água da chuva;
- Participar na formulação, sistematização e difusão de experiências e processos de assessoria técnica pedagógica e propostas em seus campos de atuação do projeto, produzindo (ou contribuindo para a produção) materiais de divulgação (artigos, vídeos, livros, cartilhas, programas de rádio, etc.).

b. Requisitos:
- Ensino médio;
- Domínio de leitura e escrita;
- Habilidade de preenchimento de questionários;
- Experiência comprovada em assuntos relacionados com as atividades a serem desempenhadas;
- Disponibilidade para residir nas cidades referenciais citadas acima ();
- Ter disponibilidade para contratação imediata;
- Ter disponibilidade para trabalhar em tempo integral (40 horas) e para viagens eventuais;
- Carteira de habilitação AB;
- Domínio de microinformática (Word, Excel, PowerPoint, ferramentas de Internet);
- Familiaridade com equipamentos de comunicação (máquina fotográfica, filmadora, GPS), desejável;
- Redação própria e capacidade de sistematização de idéias e propostas;
- Disponibilidade para viagens;
- Criatividade e capacidade de se relacionar em equipe, liderança e iniciativa.

5. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO:

a)Envio do currículuns vitae pelo endereço eletrônico: cofaspi@yahoo.com.br  ;
b) Pode ser entregue também na Sede da COFASPI no endereço Rua da Aurora, 90, Leader, CEP 44.700-000, prédio da Cúria Diocesana, 1º andar, Jacobina-BA, em envelope fechado, com a descrição da vaga pretendida;

c) Os currículuns também poderão ser enviados pelos Correios com AR (Aviso de Recebimento) constando os dados citado anteriormente.

6. PRAZOS (ANEXO I):
Serão aceitos e analisados os currículos recebidos até as 18:00 h do dia  de 05 de Outubro de 2013.
O resultado da aprovação da primeira etapa (análise de currículos) no dia 07 de Outubro de 2013 e será publicado (www.cofaspi.blogspot.com e www.cofaspi.org.br).

7. OCORRÊNCIA DAS DEMAIS FASES:
As entrevistas, apenas para os aprovados na seleção de currículos, serão realizadas no dia 14 de outubro de 2013 (os horários serão informados aos selecionados na primeira fase por email).

8. DURAÇÃO DA CONTRATAÇÃO:
A contratação será em regime CLT por tempo determinado, terá duração de 18 meses. Caso, o contratado seja aprovado no período de experiência de 90 (noventa) dias iniciais.

9. RESULTADO FINAL:
Será divulgado nos endereços www.cofaspi.blogspot.com e www.cofaspi.org.br até o dia 21 de Outubro de 2013

10. VALIDADE:
Este processo seletivo terá validade de 90 dias, findo os quais, não havendo liberação dos recursos do Contrato, estará automaticamente cancelado.

Observação:
A contratação estará condicionada a liberação da primeira parcela do referido Convênio.



11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

a. A COFASPI se reserva ao direito de não contratar ninguém para essas funções, caso os currículos e/ou entrevistas não preencham os requisitos exigidos neste edital.

b. A COFASPI não custeará as despesas de deslocamento (terrestre ou aéreo) dos/as candidatos/as selecionados/as para a entrevista.

Outras informações:
Telefone 74 – 3621 0017.


Jacobina, BA, 23 de Setembro de 2013.




Moisés Félix de Carvalho Neto
Presidente da Comissão de Seleção