segunda-feira, 30 de setembro de 2013

INAUGURAÇÃO DA FEIRA AGROECOLÓGICA SOLIDÁRIA DE SAÚDE

A COFASPI – Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, por meio do projeto de Promoção e Fortalecimento das Feiras Agroecológicas Solidárias do Piemonte da Diamantina, obteve mais um meta alcançada. No dia 02 de agosto de 2013 aconteceu a inauguração de mais uma Feira Agroecológica da REFAS Piemonte – Rede de Feira Agroecológicas do Piemonte da Diamantina. Dessa vez no município de Saúde, que também faz parte do território de identidade Piemonte da Diamantina.



O grupo é composto por agricultores e agricultoras familiares de duas comunidades do município, Água Branca de Fora e Jenipapo. No primeiro dia da feira agroecológica, o grupo se mostrou entusiasmado com o processo de comercializar sua produção diretamente para o consumidor, por saberem que estão proporcionando a população saudense, o consumo consciente de alimentos saudáveis e livres de agrotóxico. 

Compareceram a este momento, Mário - o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Saúde (que já é parceiro do grupo), professores e alunos do colégio estadual Ernesto Carneiro Ribeiro (onde há o curso técnico em Agropecuária), o vereador Antônio Lopes (ex- secretário de agricultura do município), representantes da Secretária de Agricultura, além de boa parte dos moradores do município. Todos com o objetivo de levar pra casa alimentos saudáveis e apoiar os agricultores (as) nessa conquista.


Vera, a coordenadora do grupo falou da emoção que o grupo estava sentindo naquele momento. “Desde 2012 estamos nessa luta, nos reunindo e discutindo a proposta das feiras agroecológicas com a equipe da COFASPI e agricultores de mais nove municípios onde também estará acontecendo essas feiras e participando de cursos de capacitações, até chegarmos ao dia de hoje. Mas com a consciência de que essa feira não é uma feira como outra qualquer, ela tem seu diferencial, estamos aqui, trabalhando para oferecer a pessoas de Saúde e região um alimento de qualidade, sem nada de agrotóxico, pois sabemos dos riscos provocados por eles. Queremos promover a saúde do povo de saúde, além disso, nos preocupamos com a preservação ambiental e trabalhamos de forma solidária ajudando sempre que possível os nossos colegas aqui.”
Os consumidores que por ali chegaram, elogiavam os agricultores pela iniciativa. “Vocês estão mostrando que é possível avançar e trabalhar de forma diferente, vocês serão capazes de transformar a realidade do nosso município”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário