terça-feira, 10 de setembro de 2013

EXPERIÊNCIA E SABER COMPARTILHADOS EM CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PEDREIRO


 Compartilhar experiências e saberes com outras pessoas e poder multiplicar conhecimento torna-se algo essencial na vida do ser humano, isso é relatado na fala do senhor Anchieta Rios (pedreiro cisterneiro profissional), que participou da capacitação de pedreiros para a construção de                              Cisterna-Calçadão. “É importante passar adiante nosso conhecimento, porque nós vamos ficando velho e não podemos deixar esse saber parado tem mesmo que passar para essas pessoas que tem interesse em aprender e dar continuidade, afirma o senhor Anchieta”.

Essa cisterna de produção tem   capacidade de armazenar 52 mil litros de água, são feitas com placa de cimento, levando qualidade e durabilidade, além da interação da família atendida com essa tecnologia social em todo processo de construção.
O curso capacitou 10 pedreiros e foi realizado na comunidade de Vazia Suja, localizada no município de Capim Grosso – Bahia, entre os dias 21 a 30 de agosto, através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), executado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI.

A família do senhor João Eudes Rios recebeu os pedreiros com muita alegria e disposição em ajudar na construção da Cisterna-Calçadão na sua casa e propriedade. Acreditando que a partir dessa tecnologia de armazenamento de água, as possibilidades de produzir alimentos agroecológicos crescerão, garantindo a segurança alimentar e nutricional da família, podendo ser uma renda econômica, com a comercialização da produção. Dessa forma, entende-se como essencial o papel da família, sua relação e interação com o pedreiro no processo de construção.

O objetivo desse momento de capacitação de pedreiro é pela busca da qualificação e padronização da construção das cisternas, com um olhar atento também para a quantidade de tecnologias que cada termo recebe, solicitando a qualificação e eficácia em tempo determinado. Isso é confirmado nas palavras do coordenador (P1+2/COFASPI), Gilvando de Souza, “A importância dessa capacitação está em levar para o máximo de pedreiro o conhecimento da construção dessa implementação atendendo e mantendo a qualidade e o padrão estabelecido pela ASA e pela entidade que executa o P1+2 para que possa ser uma conquista válida e importante para a família”, afirma o coordenador.

No processo de construção é preciso todo cuidado e atenção do pedreiro, cada detalhe aprendido é fundamental para certificação de uma cisterna de qualidade, para que possa atender a necessidade dos agricultores e das agricultoras em produzir mesmo nos período de estiagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário