quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Luta, Organização e Conquistas das Comunidades Quilombolas



Monteiro e Bom Jardim são exemplos de comunidades quilombolas situadas no município de Caém com as quais a COFASPI está desenvolvendo o “Projeto Cisternas II: Captação de Água para o Consumo Humano no Semiárido Baiano” (SUBCONVÊNIO 237/2012, ESTADO/SEDES/COFASPI) e que serão também beneficiadas pelo “Projeto Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido Baiano” (SUBCONVÊNIO 256, ESTADO/SEDES/COFASPI).

Através de muita luta essas comunidades foram tituladas, reconhecidas como quilombolas e há oito anos se organizam através da Associação Quilombola de Produtores/as de Mandioca de Bom Jardim e Monteiro - AQUIBOM, pois esse território quilombola tem como fonte de subsistência/sobrevivência o cultivo da mandioca.

A comunidade conquistou assim, a casa do beijú e uma cozinha comunitária com maquinário, onde as mulheres, em sua maioria, produzem bolo de aipim, caldo de aipim, beijú recheado, bolachinha de goma, mingau com farinha de tapioca. Grande parte dessa produção é destinada para merenda escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, e são comercializados nas feiras de Jacobina e Caém.

A produção do beijú requer muita água e na ausência desta a produção corre o risco de parar ou diminuir. Por isso, as ações da COFASPI são consideradas como uma grande conquista das comunidades quilombolas, conforme afirmou Valdeci Santos: “Pra nós foi um projeto muito bom, porque apesar de termos a água da serra agora na estiagem passamos aperto, e pra gente que trabalha com a cultura da mandioca e do beiju, com a cisterna é muito bom e agora com a chegada da cisterna de produção ficará melhor ainda. Foi uma coisa que a COFASPI acertou em cheio, foi beneficiar Bom Jardim e Monteiro com essas cisternas”.

A COFASPI reafirma cada vez mais seu compromisso contra o racismo ambiental e pela qualidade de vida dos povos quilombolas, dessa forma o Projeto Cisternas e o Projeto Mais Água irão beneficiar mais de 500 famílias em comunidades quilombolas do Território Piemonte da Diamantina e Norte do Itapicuru, além de Bom Jardim e Monteiro, têm-se outras comunidades quilombolas como: Raposa em Caldeirão Grande, Várzea da Serra em Pindobaçu, Cabeça da Vaca e Canafístula em Filadélfia, dentre outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário