domingo, 8 de setembro de 2013

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE EM FAVOR DAS FAMÍLIAS DESABRIGADAS NA LAGOA DO AMÉRICO ESTÁ LANÇADA


Diante do bárbaro ataque à comunidade Lagoa do Américo em Carnaubal – CE, que culminou na destruição de seis casas habitacionais e uma casa de farinha na noite do dia 04, os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, São Benedito e Carnaubal, a Escola de Formação Política e Cidadania – ESPAF e a Pastoral Social da Diocese de Tianguá, a Federação dos Trabalhadores/as na Agricultura do Estado do Ceará – FETRAECE e a Cáritas Brasileira Regional Ceará, reuniram-se com a comunidade na manhã deste dia 05 para prestar apoio, solidariedade e somar forças na resistência e enfrentamento a mais essa ofensiva do capitalismo contra a população rural.
                O presidente da Associação Valdinar, iniciou relatando o acontecido e o modo como prenderam os autores do crime em flagrante. Segundo o mesmo, espiões dentro da comunidade teriam informado que as famílias estariam ausentes de suas casas, facilitando a ação truculenta.
Conta que a empresa Millennium está interessada na área para construir parques eólicos e que os responsáveis pelo crime afirmaram agir a mando de uma empresa. Provavelmente não deve ser coincidência. Então, aconselha as famílias a irem prestar depoimento na delegacia da polícia civil de São Benedito, e diz que um advogado já está mobilizado para fazer o acompanhamento.
No contexto do debate, os/as vítimas foram convidadas a falar sobre o caso, mas, a angústia e a dor de quem perdeu a casa, os móveis e eletrodomésticos comprados com sacrifício, teve sua rotina e planos mudados de maneira perversa, só lhes permitiu expressar revolta em forma de choro, comovendo os/as presentes. Vizinhos e amigos descrevem que o ocorrido foi um “ato de vandalismo e crime” e que “uma coisa daquela faz doer o coração do ser humano”.
                Em resposta à agressão Elviro (ESPAF), sugeriu a realização de uma grande campanha de solidariedade para reconstruir as casas imediatamente e reafirmar o direito dessas famílias sobre a terra. A proposta é que a Pastoral Social mobilize as paróquias, os Sindicatos presentes solicitem a colaboração dos demais no Estado e a ESPAF juntamente com a Cáritas, consigam o apoio da Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA.
As instituições presentes assumiram o compromisso e começaram a traçar estratégias. Antonio Pinheiro (STTR de Tianguá) propôs fazer o lançamento em encontro que reunirá trinta e oito Sindicatos da região nos próximos dias 11 e 12 de setembro.  Aproveitando o ensejo, a presidente Francisca, fala do conflito agrário que se estabelece nas comunidades de Tianguá, também devido aos projetos de energia eólica e suscita a reflexão sobre a necessidade de lutar para que se faça a Reforma Agrária.
Sobre isso, Lourdes Camilo (Cáritas) sugere que seja solicitada a priorização do município de Carnaubal no programa de regularização fundiária do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará - IDACE, junto à Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA. Francisca acrescenta que essa ação deve contemplar toda a Serra da Ibiapaba tendo em vista que conflitos causados pelos parques eólicos estão se expandindo na região.
No âmbito da campanha, Maria Gomes ofereceu assessoria jurídica da FETRAECE para defesa e amparo às famílias, e, Juarez (ESPAF), acenou com a possibilidade de conseguir material de construção junto aos fornecedores contratados pelos programas de implementação de cisterna.
Nessa perspectiva o prefeito de Carnaubal compareceu à reunião e em sua fala afirma que nesse conflito “um lado é motivado por dinheiro, o outro, pela sobrevivência” e que a destruição das casas foi uma ação ilegal, mas, o apoio efetivo da prefeitura tem limitações dentro da legalidade.
Entretanto, a CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE EM FAVOR DAS FAMÍLIAS DESABRIGADAS NA LAGOA DO AMÉRICO ESTÁ LANÇADA e as casas deverão ser reconstruídas em breve, substituindo o atual cenário de tristeza e destruição.


Karol Dias – Comunicadora popular/UGT ESPAF
Carnaubal-CE, 06 de Setembro de 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário