quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Evento em Serrolândia/BA promoveu diálogos sobre agropecuária no Semiárido


Texto: Luna Layse Almeida - Ascom/COFASPI

Na manhã desta quinta-feira (10), representantes da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) participaram do 1º Encontro de Produtores Rurais de Serrolândia/BA. Uma das finalidades do evento foi fomentar discussões sobre questões relacionadas à agropecuária no Semiárido. Estiveram também no encontro - realizado no município pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente - agricultores/as que desenvolvem a produção familiar, representantes do poder público, de associações, movimentos sociais, dentre outros/as.
Durante a programação do turno matutino, o evento contou com diálogos e exposições sobre temáticas como a convivência com o Semiárido, acesso à água nas comunidades rurais da cidade, desenvolvimento sustentável, direitos sociais na agricultura familiar e preservação ambiental. “A gente é lavrador (...) e vendo eventos como esse, a gente aprende mais, aprende mesmo”, enfatizou o agricultor Carlos Oliveira, 60 anos, que é beneficiário do Projeto Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), executado pela COFASPI em Serrolândia/BA e outros municípios baianos.
Integrante da cooperativa, entidade parceira do Encontro, a animadora de campo Tainan Fernandes, contribuiu na organização do evento. Outros representantes da COFASPI participaram das explanações sobre o trabalho desenvolvido por meio de projetos que visam promover melhorias na qualidade de vida dos agricultores e agricultoras, além de assuntos voltados para a Convivência com fenômenos climáticos da região Semiárida.
O agrônomo João Nunes afirmou que é fundamental o apoio de parceiros
Nesse sentido, o agrônomo da COFASPI João Nunes destacou como fundamental o apoio dos parceiros que colaboram para as ações de assistência às famílias do Projeto ATER, do qual é um dos coordenadores. Outras discussões versaram assuntos diversificados. Dentre eles, informações sobre o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe; o Adapta Sertão - coalizão de organizações que atuam no Semiárido Brasileiro e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável Bacia do Jacuípe.

O diretor Farnésio Bráz destacou avanços sociais no Semiárido
Clima – No 1º Encontro de Produtores Rurais de Serrolândia/BA, diretor financeiro da COFASPI, Farnésio Braz, ressaltou que o fenômeno da seca é regular no território Semiárido e por isso é necessário aprender a conviver. “A seca é uma questão histórica no Semiárido (...) e já conseguimos avançar com as tecnologias de convivência como as cisternas e os barreiros que garantem água e qualidade de vida para os agricultores e agricultoras”, explicou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário