terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Reunião sobre políticas públicas será realizada na comunidade de Saracura, em Jacobina/BA

Texto: Luna Layse Almeida – Ascom/COFASPI


Na próxima quinta-feira (17), a Cooperativa de Trabalho de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) realizará uma reunião sobre políticas públicas para o fortalecimento da agroecologia e produção familiar. O encontro será às 15h na Associação de Pequenos Agricultores e Agricultoras da comunidade de Saracura, localizada no município de Jacobina/BA. O público-alvo são os beneficiários do Projeto Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), executado pela COFASPI.
A reunião terá também a participação de representantes da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater). Um dos objetivos é contribuir para que os agricultores e as agricultoras esclareçam informações sobre a atualização da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), instrumento de identificação necessário para acessar o Programa de Aquisição de Alimentos, Programa Nacional de Alimentação Escolar, além de outras políticas públicas.
Outra finalidade é atender demandas dos produtores rurais que desejam conhecer linhas de microcrédito rural do Banco do Nordeste operacionalizadas em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Para fornecer essas informações, o encontro terá participação de funcionários da instituição bancária.

ATER – Em Saracura, comunidade de Jacobina/BA onde a assistência tem a colaboração do animador de campo Valtemir Sobral, 13 famílias são atendidas. O Projeto ATER é executado pela COFASPI, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado da Bahia, e também contempla os municípios de Capim Grosso, Várzea Nova, Mirangaba, Caém, Serrolândia, Ourolândia e Miguel Calmon, na Bahia.
A equipe do Projeto formada por animadores/as de campo, coordenadores, auxiliares administrativos/as e estagiários/as contribuem na assistência de, ao todo, 960 famílias. Os beneficiários e as beneficiárias participam de atividades como reuniões, intercâmbios e dia de campo, além de receber visitas dos animadores da COFASPI, nas propriedades rurais, com a finalidade de aprimorar a organização produtiva e acesso a políticas públicas. “A metodologia utilizada é de construir o conhecimento com o agricultor. (...) O técnico vai conversar com a família para juntos construírem a melhor forma de contribuir”, explicou um dos coordenadores do Projeto ATER, João Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário