terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Reunião avaliou estratégias para combater incêndio em serras na região de Jacobina/BA


Texto: Luna Layse Almeida - Ascom/COFASPI

Durante reunião, iniciada na manhã da última segunda-feira (14), no Centro Cultural de Jacobina/BA, representantes da sociedade civil, de instituições públicas, corporações, movimentos sociais, prefeituras municipais, associações e empresas dialogaram sobre estratégias para combater o incêndio em serras na região de Jacobina/BA, localizada no norte da Chapada Diamantina. A reunião também teve a participação do Secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugênio Spengler.
Uma das propostas foi criar uma comissão de crise para planejar, por exemplo, como conter as chamas, definir como será a alimentação de grupos que colaboram nas ações, organizar a articulação de equipes formadas pelos brigadistas, voluntários e corpo de bombeiros. Também foi disponibilizado um helicóptero para contribuir no trabalho.
Após a reunião, os membros da comissão de crise - formada por representantes da defensoria pública, polícia militar, prefeituras municipais, corpo de bombeiros, sociedade civil, órgãos de meio ambiente, instituições de ensino e outras entidades - agendaram um encontro no Ginásio de Esportes, em Jacobina/BA, que iniciou por volta das 14h de segunda-feira (14).
O intuito foi de avaliar as demandas, verificar a quantidade de materiais e pessoal disponibilizados por entidades e instituições, além de identificar os equipamentos ou recursos que faltam para os grupos. Foi ainda definido que os interessados em contribuir com doações, poderão fazer entregas no Ginásio de Esportes do município ou na Universidade do Estado da Bahia, Campus Jacobina/BA.

Um dos colaboradores no combate ao incêndio é Uesclei Santos
Jacobina/BA e região - Segundo relatos, o incêndio em Jacobina/BA e Miguel Calmon/BA começou a cerca de sete dias. “Todas as temporadas de fogo a gente está refém dessa situação, que geralmente acontece induzida por motivos absurdos (...), então precisamos de um trabalho efetivo na conscientização para que isso não venha a acontecer”, enfatizou um dos colaboradores no combate ao incêndio Uesclei Santos.
Os indícios, segundo o secretário da Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte (ASPAFF), Richard Silva, são de que o incêndio possa ter começado na região da serra da canavieira. “Eu me sentia impotente diante de tanta destruição e de tanta coisa bela que a gente está perdendo”, completou.

Ação Civil Pública – Uma decisão judicial determinou que a União e o Estado da Bahia devem adotar medidas urgentes como disponibilizar veículos, kits de combate a incêndios, apoio aéreo e homens para trabalhar como brigadista no território da Chapada Diamantina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário