segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Agricultores e Agricultoras de comunidade em Jacobina/BA participaram de conversa sobre políticas públicas e programas sociais

Texto: Luna Layse Almeida – Ascom/COFASPI



Na associação de pequenos agricultores e agricultoras de Saracura, comunidade de Jacobina/BA onde moram algumas das famílias que recebem assistência da COFASPI por meio do Projeto ATER, foi realizada uma reunião, organizada pela cooperativa, para conversar sobre políticas públicas e programas sociais para a agricultura familiar e convivência com o Semiárido. A atividade também teve o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e o Garantia Safra, com a colaboração de integrantes da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) que participaram da reunião.
“Fica bem mais fácil (...) porque eles sabem como funciona e podem passar para os produtores”, explicou o presidente da associação, João Oliveira. Durante a reunião, moradores e moradoras de Saracura que participaram da conversa fizeram questionamentos sobre as possibilidades de emissão da DAP para pessoas que têm comodatos, trabalhadores que possuem carteira assinada, dentre outras perguntas. Também foram feitos esclarecimentos sobre os pré-requisitos para ter acesso ao programa Garantia Safra.

ATER – Em Saracura, comunidade de Jacobina/BA onde a assistência tem a colaboração do animador de campo Valtemir Sobral, 13 famílias são atendidas. O Projeto ATER é executado pela COFASPI, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado da Bahia, e também contempla os municípios de Capim Grosso, Várzea Nova, Mirangaba, Caém, Serrolândia, Ourolândia e Miguel Calmon, na Bahia.
A equipe do Projeto formada por animadores/as de campo, coordenadores, auxiliares administrativos/as e estagiários/as contribuem na assistência de, ao todo, 960 famílias. Os beneficiários e as beneficiárias participam de atividades como reuniões, intercâmbios e dia de campo, além de receber visitas dos animadores da COFASPI, nas propriedades rurais, com a finalidade de aprimorar a organização produtiva e acesso a políticas públicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário