sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Cooperativismo


O fortalecimento do cooperativismo no Piemonte da Diamantina foi um dos temas da plenária realizada pela Unicafes-Bahia na sede da Cofaspi

O encontro ocorreu em Jacobina/BA

Na manhã da última sexta-feira (09), o Auditório Robson Aglayton da Cofaspi, em Jacobina/BA, foi o espaço de diálogos e troca de experiências entre representantes de cooperativas localizadas em municípios do Território Piemonte da Diamantina com membros da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes Bahia).
A plenária, que começou por volta das 9h, teve como um dos objetivos avaliar estratégias para garantir a articulação entre os grupos que atuam nesses setores. Durante as discussões foram registradas algumas das dificuldades enfrentadas, por exemplo, em atividades administrativas. Uma das soluções apontadas para esta questão comum a algumas das cooperativas foi a participação em cursos que possam contribuir na melhoria da gestão.
“Dessa atividade de hoje muitos saíram bastante otimistas e já criaram um cronograma de encontros”, ressaltou a presidente da Unicafes Bahia, Iara Oliveira, sobre a plenária. Ao final do encontro, as propostas de realizar reuniões regulares foi com a finalidade de promover a mútua colaboração e o fortalecimento do trabalho cooperado. Neste sentido, o diretor presidente da Cofaspi, Leonardo Lino, enfatizou que as discussões frequentes poderão contribuir para a melhoria do diálogo e a busca de soluções para os distintos problemas.
Elisabeth Santana é presidente da Recicla Jacobina

Intercâmbio - No turno vespertino, representantes da Cofaspi e da Unicafes Bahia realizaram uma visita à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Recicla Jacobina, onde trabalham cerca de 30 pessoas. Uma delas é a catadora Elisabeth Santana, presidente da Recicla Jacobina, ela explicou que com o início do trabalho cooperado houveram mudanças que promoveram a reintegração social e melhoria na qualidade de vida de muitas pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário