sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Projeto ATER, executado pela COFASPI, realizará ações socioculturais com oficinas gratuitas para moradores/as de Soropó, Araújo e Pau Ferro, em Jacobina/BA

Texto: Luna Layse Almeida – Ascom/COFASPI


No próximo domingo (18), a equipe do Projeto Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), executado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), vai realizar ações socioculturais na associação comunitária de Pau Ferro, em Jacobina/BA. A programação inclui apresentações musicais, peça teatral, exibição de documentário, oficinas de crochê, fotografia e práticas agroecológicas, além de brincadeiras infantis. As atividades serão no turno vespertino e não é necessário fazer inscrição prévia.
O público-alvo do evento são os moradores e moradoras das comunidades de Soropó, Araújo e Pau Ferro, em Jacobina/BA. Localidades que recebem assistência do Projeto ATER e durante o diálogo com a equipe que realiza reuniões coletivas e diagnósticos apresentou demandas como a participação em cursos ou capacitações. Um dos coordenadores do projeto, o agrônomo João Nunes, explicou ainda que também há a necessidade de resgatar tradições culturais, por isso um dos grupos convidados como atração durante as atividades é a banda de pífanos da comunidade de Pau Ferro.

ATER – O projeto é executado pela COFASPI, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado da Bahia nos municípios de Jacobina, Capim Grosso, Várzea Nova, Mirangaba, Caém, Serrolândia, Ourolândia e Miguel Calmon. O objetivo é contribuir com a articulação de famílias que vivem em comunidades rurais e o acesso desses atores/atrizes sociais a políticas públicas ou programas governamentais.

COFASPI – Desde 2003 a cooperativa executa ações de desenvolvimento sustentável. O intuito é de contribuir para a conservação e o aproveitamento de recursos naturais do Semiárido, potencializar as experiências de manejo agroecológico, além de promover a articulação dos agricultores/as com o poder público e instituições privadas.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

13h30 – Mística de abertura: voz e violão
14h – Diálogo e breve relato das atividades que serão realizadas
14h15 – Brincadeiras e jogos infantis
14h15 – Oficinas de crochê e fotografia
15h – Oficina de práticas agroecológicas
16h – Exibição de documentário
16h30 – Peça Teatral
17h –Avaliação das atividades
17h10 –Banda de Pífanos da comunidade de Pau Ferro, em Jacobina/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário