sábado, 24 de outubro de 2015

Agricultores e agricultoras atendidos pela COFASPI participaram do Semiárido Show, em Petrolina/PE


Visita a áreas de demonstrações técnicas
Texto: Luna Layse Almeida - Ascom/COFASPI

Da janela de um dos veículos, olhares curiosos de quem observa a vegetação, os animais ou variação da disponibilidade de água comparando com os aspectos naturais das comunidades rurais onde moram. Em uma viagem, de aproximadamente 5h, agricultores e agricultoras de oito municípios baianos, saíram de localidades no Piemonte da Diamantina e Norte do Itapicuru para o município de Juazeiro/BA, na tarde da última terça-feira (20), acompanhados de integrantes da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) para participarem de um intercâmbio do Projeto Mais Água II.
Ao longo do percurso, eram diversas as expectativas e após a chegada a Juazeiro/BA, o grupo ficou hospedado em um hotel. “O pessoal da cooperativa é muito atencioso, estavam sempre conferindo se estavam todos bem (...), tinham um cuidado especial”, explicou a agricultora Sandra Santos, 32 anos, sobre os animadores de campo, auxiliares administrativos, a coordenadora do Mais Água II, Nara Lígia Almeida, e diretores da COFASPI que colaboraram na realização das atividades. O dia seguinte, quarta-feira (21), foi de visitas técnicas a áreas de demonstrações de tecnologias e participação em seminários ou oficinas da maior feira da agricultura familiar do Nordeste, a Semiárido Show, realizado no município vizinho, Petrolina/PE.
Durante o evento, os sentimentos eram de admiração, curiosidade e desejo de levar para casa mais técnicas de produção agropecuária. Divididos em equipes acompanhadas por animadores de campo da COFASPI, os agricultores e agricultoras fizeram caminhadas por áreas da Semiárido Show, localizada na Embrapa Produtos e Mercado que tem cerca de 20 hectares, observando os plantios, as espécies de animais, estandes com informações sobre cultivares e rebanhos, por exemplo. Apesar do calor intenso, aproveitaram para compartilhar saberes e vivenciar novas experiências.
O agricultor Erisvaldo Pereira, 39 anos, que tem roça em Mirangaba/BA, adquiriu mudas de variedades diversas, uma delas ele ainda não conhecia e por isso teve dificuldade de se recordar do nome, é a popularmente conhecida como gliricídia, que pretende utilizar para produzir forragem para o gado. Também foi à oficina sobre o feijão-caupi, realizada no turno vespertino, que foi ministrada pelo agrônomo Adão Cabral.  “Na nossa região o tipo mais cultivado é o feijão de corda, que produz com menos chuva do que o de arranca, então é uma lavoura que a gente tem muito e queria aprender a combater as pragas como o pulgão”, ressaltou o agricultor que conheceu formas de controlar doenças na produção de feijão.
O agricultor Jorge Oliveira e o animador Claudinei Oliveira

Encontros – Agricultores de Capim Grosso/BA beneficiados pelo Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), também executado pela COFASPI, estiveram presentes no evento com o animador de campo Claudinei Oliveira. Por meio de uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, cerca de 10 agricultores foram para Petrolina/PE participar do Semiárido Show e retornaram para a cidade ao final da tarde. Um deles é Jorge Oliveira, 53 anos, que pela primeira vez acompanhou a programação, ele pretende adotar técnicas que observou na visita para melhorar o armazenamento de água para a irrigação. Destacou ainda que a participação em eventos proporciona, além dos aprendizados, vínculos de amizade com diversas pessoas.

Intercâmbio Interestadual – Outra atividade prevista para a equipe do Projeto Mais Água II, que ficou hospedada em Juazeiro/BA, foi um passeio de barco no rio São Francisco. Momento de emoção para muitos agricultores e agricultoras, principalmente, para aqueles que ainda não conheciam o Velho Chico e puderam realizar um sonho. Outras pessoas, como a agricultora Sandra Santos, 32 anos, deixou de lado o medo de subir na embarcação, por ficar cercada pelo grande volume de águas, para contemplar a paisagem. “Foi maravilhoso”, enfatizou. Ao avaliar a viagem, a coordenadora do Projeto Mais Água II acredita que foi uma atividade inesquecível para todos que puderam fazer parte, principalmente, aos agricultores e agricultoras que motivam a realização do trabalho da cooperativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário