terça-feira, 30 de setembro de 2014

35 ANOS DE MISSÃO DA TERRA

Nordestinos e Nordestinas das regiões de Jacobina, Cansanção e Bonfim, celebraram ontem,(28/09) a 35ª Missão da Terra em Saúde-BA. 

Com a participação de aproximadamente 8.0000 romeiros/as, A Missão da Terra, mais que um ato religioso se fortalece a cada ano como um símbolo de luta e resistência dos camponeses/as na luta em defesa da terra, da água e do povo oprimido.

Realizado pela CPT - Comissão Pastoral da Terra, a Missão da Terra teve início no Posto Mariquita, próximo à cidade de saúde e com uma caminhada de aproximadamente 5 kms, participantes entoavam cantos que representavam e ainda representam a identidade cultural e religiosa dos sertanejos, sobretudo das comunidades rurais da região, mantendo viva a tradição de 35 anos de fé, luta, organização e resistência.

Como de costume, a partilha do almoço com as farofas trazidas pelos romeiros/as foi realizado nas praças da cidade, debaixo de árvores ou de qualquer outro instrumento capaz de garantir sombra. Foi tomando conta da cidade, que milhares de pessoas partilharam coisas trazidas das comunidades e que pudessem servir de alimento. 

Às 16:30 uma celebração encerrou as atividades com envio dos romeiros/as

Nenhum comentário:

Postar um comentário