quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Comunidades do município de Caldeirão Grande celebram com alegria a chegada das Tecnologias Sociais de Captação de Água de Chuva para Produção de Alimentos e Dessedentação Animal

As comunidades de Quati, Mamota, São João, Quixaba, Castelo, Índios e Umburana, do município de Caldeirão Grande, se reuniram no último domingo, 14 de setembro de 2014, na casa de seu Alberto, beneficiário e membro da Comissão Municipal da Água, para “inaugurar” as tecnologias sociais implementadas pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte - COFASPI, por meio do Projeto Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido Baiano.
                                                         
O objetivo da comemoração foi festejar com as famílias a conquista do direito de acesso à água para produção e criação animal por meio dessas tecnologias sociais. Além de promover uma exposição das verduras, legumes, frutas e folhas que as famílias já estão produzindo para alimentação em casa e comercialização do excedente.

O festejo contou com a participação de todas as famílias beneficiadas nessas comunidades, membros da comissão municipal da água (Alberto, Manoelito e Paula), membros da COFASPI (Nara Lígia – Coordenadora e José Nilton – Técnico de Campo de Caldeirão), o Prefeito Netinho e a Primeira Dama e o secretário de agricultura.

Na oportunidade, a COFASPI, responsável pela execução do Projeto Mais Água, informou às famílias que o Projeto já está em fase final, ou seja, todas as tecnologias já foram implementadas. No entanto, a entidade participou de outro processo seletivo e aguarda a liberação do recurso para iniciar a implementação de outras tecnologias no município.

A Comissão Municipal da Água considera importante que esses momentos aconteçam, inclusive faz questão de incentivar, para que as famílias consigam perceber a importância das tecnologias sociais, não só para elas, mas para outras famílias que também foram contempladas. De acordo com as famílias a ida às feiras agora é apenas para comprar o que a família não produz, desse modo a economia no final do mês é boa.

Ao final, as famílias promoveram a troca solidária dos produtos levados para exposição. Momento de alegria e satisfação em poder contribuir doando um produto seu para outras famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário