quinta-feira, 4 de setembro de 2014

COFASPI participa de lançamento do Projeto de Ater no município de Saúde

No dia 13 de agosto, na comunidade de Porteiras, localizada no município de Saúde, aconteceu o lançamento do projeto de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural.O projeto tem como objetivo cadastrar famílias para terem acesso à assistência técnica voltada a agroecologia, por meio de ações diretas como visitas, diálogos, intercâmbios e eventos de formação. A entidade executora é a APPJ – Associação dos Pequenos Produtores de Jaboticaba.

A COFASPI – Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte esteve presente com a participação do animador de campo do Projeto Mais Água: Captação de Água de Chuva para Produção no Semiárido Baiano, Rone Lima e da estagiária Damiles Couto. Na ocasião, o Projeto Mais Água foi muito elogiado pelas famílias agricultoras, que relataram que depois da implementação de suas tecnologias sociais de captação de água de chuva a vida melhorou, passaram a produzir em suas hortas e comercializar o excedente.

O Projeto de Ater abrangerá os territórios Bacia do Jacuípe, Bacia do Itapicuru, Piemonte da Diamantina e Território do Sisal. Serão 12 famílias cadastradas na comunidade de Porteiras, 12 em Água Branca de Fora, 12 em Jenipapo e mais 12 na comunidade de Candelária, totalizando 48 famílias no município de Saúde. Dessas comunidades, a COFASPI, através do Projeto Mais Água, só não atuou em Candelária, ou seja, 36 famílias atendidas pelo Projeto Mais Água executado pela COFASPI serão atendidas pelo Projeto de ATER que será executado pela APPJ.

As ações de ATER serão de extrema importância no processo de construção do conhecimento para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades, visando melhorar a qualidade de vida das famílias agricultoras e fortalecer a agricultura familiar no segmento agroecológico.

A junção da política pública de acesso à água para produção e dessedentação animal e, a de assistência técnica agroecológica trabalhando junto para a melhoria da produção no semiárido, essa é mais uma conquista do povo sertanejo.


Fabiano Vidal
Comunicação COFASPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário