sexta-feira, 19 de setembro de 2014

COFASPI participa de evento internacional sobre inclusão Digital em Feira de Santana

Através de uma parceria entre o Instituto Belgo-Brasileiro de Cooperação para o Desenvolvimento Social – DISOP e a Ong Belga Comundos, foi realizado um Seminário Internacional de Inclusão Digital em Feira de Santana - BA. O evento aconteceu no Centro de Orientação Vocacional Mãe Igreja (Chácara dos padres), nos dias 10 e 11 de setembro. A COFASPI (Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte) esteve presente através do Comunicador Popular Fabiano Vidal.

Voltado para educadores e outros profissionais de escolas e projetos sociais, para que possam inserir ludicamente novas tecnologias, a atividade teve o objetivo de apresentar e avaliar o potencial de aplicabilidade das metodologias de Histórias Digitais pelas organizações que a DISOP apoia no Brasil. Essas histórias são ferramentas simples que possibilitam a visibilidade de fatos, movimentos e vidas que refletem sobre temas delicados ou iniciativas positivas para mudanças sociais.

Outras entidades também participaram do evento: Rede Parceiros da Terra (Reparte), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (APAEB), Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (ACOPAMEC), Rede de Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA), Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (CEAPE), Escola Família Agrícola Avani de Lima Cunha (EFA), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Baixa Grande (STTR), Centro de Assessoria do Movimento Popular (CAMPO – RJ), dentre outras.

O belga Bart Vetsuypens foi o facilitador do seminário e falou um pouco sobre o encontro. “Foi muito bom encontrar essa rede. É um grupo muito bom, afinado e com foco. São de diferentes contextos, urbanos e rurais, mas com um engajamento muito bom, é um grupo que se complementa. A ideia é nos encontrarmos no futuro para dar continuidade a esse projeto de histórias digitais, já que daqui saíram muitas histórias que provocaram sentimentos e iniciativas inspiradoras”.

Adriana Fernandes, da ACOPAMEC, uma entidade que trabalha com crianças, adolescentes e jovens, avaliou como positivo o seminário. “A importância desse encontro sobre inclusão digital, foi perceber que com poucos recursos tecnológicos a gente pode favorecer a reflexão de temas sociais importantes, envolvendo e capacitando jovens e adolescentes para discutir temáticas que são atuais. Acho que como estratégia e instrumento de formação, pode nos ajudar muito a divulgar nossas ações e também, mostrar os resultados. Acredito que esse seminário vai ajudar muito todas as entidades”, frisa Adriana.

Todos os representantes das entidades saíram satisfeitos e motivados da atividade, salientando que colocarão em prática em suas localidades tudo que aprenderam. Uma nova etapa do seminário na viabilização do projeto ocorrerá no Rio de Janeiro e em Valente (BA), em fevereiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário