quinta-feira, 5 de março de 2015

SISMA: um belo e produtivo momento de formação


As ações do processo de desenvolvimento do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), executado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), financiado Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que atende as famílias agricultoras do campo, vão além da construção de tecnologias sociais, que capta e guarda água da chuva para produção de alimentos, mas promove capacitações, intercâmbios, e espaços de discussão, onde os próprios agricultores possam repensar suas práticas e socializar as experiências e os saberes cultivados durante toda uma vida dedicada à agricultura.

Dessa forma, a capacitação de Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção de Alimentos (SISMA) corresponde à segunda capacitação do P1+2 e faz parte de suas ações. E foi realizado na comunidade de Pau Ferro, município de Jacobina. Com objetivo de discutir, refletir, trocar conhecimento e experiências voltadas para as alternativas de convivência no Semiárido, entre agricultores e agricultoras, despertando outro olhar sobre a região em que se vive, como um lugar rico em possibilidades. 

Durante os 03 (três) dias de SISMA, o foco maior foi sobre o manejo sustentável da terra e da água para produção de alimentos e criação de animais, com base nos princípios agroecológicos, para autonomia e a permanência das famílias agricultoras no campo. Como por exemplo, adubação orgânica, canteiro econômico, compostagem, cobertura morta, defensivos naturais, entre outras práticas.

As dinâmicas, as atividades em grupos, as práticas em campo, contribuirão para muita participação e integração entre os agricultores e agricultoras. “A gente tem que aprender a prevenir”, disse o agricultor Josias. E deixar de lado certas práticas que só prejudica a região e o nosso viver, completou o senhor Carlos.

Sonhos e vontades de conquistar, cada vez mais uma vida melhor no campo, estar sempre presente nesses momentos de capacitações. “Eu sou muito grata a Deus por essas oportunidades da gente poder produzir mais nossos alimentos, de forma natural e bem melhor pra nossa saúde. Que ele me der muitos anos para eu ainda produzir muita coisa!” Expressa dona Júlia com um largo sorriso.



Robervânia Cunha, Comunicadora da COFASPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário