quinta-feira, 14 de abril de 2016

Oficina do Projeto Apoio a REFAS promove diálogos sobre “Constituição de Redes”

A oficina ocorreu no Centro de Educação Integrada, em Jacobina/BA
Cerca de 30 agricultores/as participaram da atividade do Projeto Apoio a REFAS 
Agricultores/as familiares de 10 municípios da Bahia, representantes da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) e da Rede de Feiras Agroecológicas Solidárias (REFAS) se reuniram na quarta-feira (13) para dialogar sobre o tema “Constituição de Redes” em uma oficina do Projeto Apoio a Rede de Feira Agroecológicas do Piemonte da Diamantina. A atividade ocorreu no Centro de Educação Integrada, que fica no Bairro Bananeira da cidade de Jacobina/BA.
Um encontro iniciado com uma reflexão sobre a lógica do capitalismo que provoca desigualdades sociais. Por isso, a valorização de um modo de vida que promova bem-estar de cada família agricultora atuando de modo organizado na produção e comercialização de alimentos saudáveis com base nos fundamentos da economia solidária, promovendo vínculos de união e amizade, conforme destacou o coordenador do Projeto Apoio a REFAS, Robson Aglayton.
Em seguida, na oficina ministrada pelo contador Uedson Mesquita, foi descrito o conceito de cooperativa, que designa uma organização por meio de ajuda mútua para solucionar problemas do cotidiano, também foram esclarecidas informações sobre o modo como é constituída, além das normas que devem ser seguidas pelos cooperados/as. Ao final, os/as agricultores/as avaliaram como positiva a troca de experiências ao longo do dia, destacando os aprendizados.

Assistência técnica - O Projeto Apoio a Rede de Feiras Agroecológicas do Piemonte da Diamantina é executado pela COFASPI por meio de convênio com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia em 10 municípios do Estado, com a finalidade de estimular as práticas de comércio justo e solidário, além de promover práticas construídas a partir dos princípios da agroecologia.

Cobertura fotográfica:










Nenhum comentário:

Postar um comentário