terça-feira, 17 de março de 2015

Com muita expectativa, Projeto Mais Água II é lançado em Jacobina

Com muita alegria e esperança de uma vida mais digna no campo, aconteceu no dia 10 de março, no campus da UNEB em Jacobina, o lançamento do Projeto Mais Água II: Captação de Água de Chuva para Produção e Dessedentação no Semiárido Baiano, executado pela COFASPI – Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte.

O momento teve participação de agricultores e agricultoras, membros das comissões municipais de água, secretarias municipais, vice-prefeitos, vereadores e outros representantes políticos, dos municípios que serão atendidos pelo projeto, além de toda a equipe executora.

Inicialmente formou-se uma mesa com o diretor presidente da COFASPI, um animador de campo do Projeto Mais Água II, representantes da Comissão Municipal de Água de Ponto Novo, REFAS – Rede de Feiras agroecológicas do Piemonte, ASCOOB – Cooperativa de Crédito Rural do Piemonte, CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional e Secretaria de Agricultura de Saúde. Cada um falou da importância que o projeto trará para os territórios beneficiados.

O Projeto Mais Água II vai atuar nos municípios de Caém, Caldeirão Grande, Filadélfia, Mirangaba, Pindobaçu, Ponto Novo, Saúde e Várzea Nova. Onde 576 famílias serão beneficiadas, diretamente, com tecnologias de captação de água de chuva. Ao todo serão implementadas 336 cisternas de produção (calçadão) e 240 barreiros trincheira familiar, divididos igualmente, entre os oito municípios.

A coordenadora, Nara Lígia, fala da expectativa para execução do projeto. É com enorme satisfação que nós da COFASPI daremos continuidade aos trabalhos referentes às tecnologias para produção e criação animal. De modo geral já avançamos bastante com as tecnologias para consumo humano, mas as tecnologias de segunda água apresentam demandas que divergem da disponibilidade. Desse modo, dar continuidade à implementação dessas tecnologias, agregando mais dois municípios na área de atuação do projeto anterior é uma vitória e uma conquista que merece destaque e comemoração. Esperamos contar com a participação efetiva dos/as agricultores/as, das Comissões Municipais da Água, das Lideranças Sociais dos Municípios e, dos governantes locais, para promover ações diversas de Convivência com o Semiárido, além de implementar as tecnologias.

Assim como o Projeto Mais Água I, o II também irá transformar muitas vidas, proporcionando uma vida mais digna para os/as beneficiados/as, promovendo uma agricultura economicamente viável, ecologicamente equilibrada, socialmente justa e culturalmente adaptada, contribuindo assim, para o desenvolvimento sustentável no Semiárido baiano.

Fabiano Vidal
Comunicador Popular da COFASPI


Nenhum comentário:

Postar um comentário