quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

COMUNIDADE DE PILÕES COMEMORA IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS

No dia 15 de novembro, a Comunidade de Pilões, município de Ponto Novo, comemorou a implementação das diversas tecnologias sociais na comunidade, sendo elas quatorze Barreiros Trincheira Familiares, três Limpezas de Aguadas e dezesseis Cisternas de Produção, atendendo diretamente a demanda de trinta e três famílias agricultoras.

O Projeto Mais Água foi executado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte – COFASPI, financiado pelos governos Federal e Estadual, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza – SEDES, e previa a implementação de cento e vinte e cinco tecnologias no município, atendendo cento e sessenta e uma famílias no total.

As famílias consideram o trabalho da COFASPI como fundamental para o desenvolvimento do município, principalmente nas zonas rurais, área de atuação do Projeto, pois a chegada dessas tecnologias traz a possibilidade de menos preocupação nos períodos de estiagem e continuidade da produção, uma vez que no semiárido esse período é longo.

Além do mais, os processos formativos/informativos são de extrema importância no desenvolvimento da agricultura familiar. É na troca de experiências que se faz possível o desenvolvimento de técnicas adaptáveis a

o nosso clima, por meio da experimentação, a criatividade e a coragem os/as agricultores/as são capazes de melhorar sua relação com a terra e com o clima, essas situações são oportunizadas no decorrer do processo de implementação dessas tecnologias.
 

A confraternização aconteceu na casa de Flori, membro da Comissão Municipal, e contou com a participação de aproximadamente cem pessoas, estando presentes beneficiários/as e familiares e colaboradores da COFASPI. Das trinta e três famílias atendidas com tecnologias de captação de água na comunidade, nove famílias receberam, também, os quintais produtivos, com o objetivo de incentivar a produção e a comercialização de produtos orgânicos, contribuindo para a soberania e segurança alimentar e nutricional e, a geração de renda dessas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário