quinta-feira, 8 de maio de 2014

CONVITE: 1º Forum de Turismo da Câmera Técnica


Prezado (a) Senhor(a),

O objetivo da Câmara de Turismo é atuar como um fórum de discussão e consenso sobre as estratégias e prioridades de desenvolvimento turístico do Circuito Chapada Norte, integrante da Zona Turística Chapada Diamantina. A nossa região é rica em atrativos turísticos, que não são comercializados pelas operadoras e agências de turismo, por falta de uma política regional que hora vem sendo aplicada individualmente por um ou outro município.
Temos que mostrar aos representantes do governo, que estarão presentes no 1º Fórum de Turismo da Chapada Norte. Para tal, cada município deverá apresentar vídeo ou slides, com no máximo 10 minutos, mostrando os atrativos turísticos e sua infraestrutura.

      Objetivo Geral:
            Fortalecer a política do turismo naregião da Chapada Norte através da regionalização e descentralização com vistas ao estabelecimento de estratégias, ações e projetos em fluxo permanente entre as instâncias do poder federal, do estado e dos municípios.

·         Objetivos Específicos:
1 - Fortalecer a Câmara Técnica de Turismo através da revitalização/criação das Comissões Temáticas da Câmara: Segmentação de “Novos Produtos Turísticos” e Roteiros integrados;
2 - Realizar as reuniões itinerantes municipais, a fim de conhecermos e prestigiar todos os municípios envolvidos;
3 – Realizar oficinas de roteirização, para a criação de novos roteiros e consolidação dos existentes;
4 - Criar um núcleo de projetos, para buscarmos os recursos disponíveis, em âmbito Estadual, Nacional e Internacional;
5 –Criar comissões, para a busca de parcerias com entidades de ensino, a fim de qualificarmos nossos agentes ligados ao turismo, tais como: Guia de Turismo, recepção em hotelarias, camareiras, garçons, além dos praticantes de rapel, escaladas, arvorismo e etc.

A Câmara Técnica tem formação Tripartite, com a participação do setor público (federal, estadual e municipal), terceiro setor e privado, além das instituições de ensino superior (públicas e privadas).
O mapa turístico da Bahia é composto de 13 zonas turísticas, sendo a Chapada Diamantina composta de 04 circuitos: Chapada Diamantina, Chapada Ouro, Chapada Velha e Chapada Norte, sendo este último formado pelos municípios de: Andorinha, Bonito, Caém, Campo Formoso, Jacobina, Jaguarari, Miguel Calmon, Morro do Chapéu, Ourolândia, Pindobaçu, Piritiba, Saúde, Senhor do Bonfim, Utinga, e Wagner.
O que estamos propondo é a união dos municípios envolvidos, para juntos podermos buscar os recursos que estão disponibilizados pelo governo federal (Mtur, BNDS), governo estadual (Setur, Bahiatursa, Secult), dos bancos estatais e privados, sempre com foco no desenvolvimento turístico regional, promovendo a geração de negócios, empregos e renda para a melhoria da qualidade de vida da região.
Neste Fórum, será apresentada toda relação de documentos exigidos aos municípios, para a permanência no mapa turístico do estado e obter recursos financeiros para aplicação em seus projetos.
Temos já a confirmação da presença do Sr. Divaldo Borges, (Bahiatursa) e Sr.ª Ússula  Pinto (Setur), entre outras entidades.
Nosso encontro acontecerá:

Dia:14.05.2014
Local: COFASPI – Rua da Aurora, 90 – Bairro: Leader – Jacobina – Ba    
Contato: 74 3622.0017

Atenciosamente,
José Crescêncio da Cruz  
Coordenador Geral


Nenhum comentário:

Postar um comentário