quarta-feira, 30 de abril de 2014

COFASPI participa do evento Sertão Vivo, realizado em Feira de Santana, com participação da Presidenta Dilma Rousseff



Sertão Vivo – Ações de Convivência com o Semiárido, esse foi o ato comemorativo do Governo Federal realizado no dia 29 de abril, na Estação da Música, na cidade de Feira de Santana. Na oportunidade, foram anunciados investimentos do governo em inclusão produtiva rural, como pacote de ações de acesso à água, através de construção de cisternas para armazenar água de chuva para consumo familiar e, também, nas escolas e outras tecnologias de captação de água para garantir a produção dos agricultores.

A COFASPI – Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte esteve presente com a participação de agricultores e agricultoras contemplados com o projeto Mais Água – Captação de água de chuva para produção no Semiárido baiano e do P1 + 2 – Programa uma terra e duas águas.

O evento contou com a presença da Presidenta da República Dilma Rousseff, do Governador da Bahia Jaques Wagner e seu vice Otto Alencar, Naidson Baptista coordenador executivo da ASA na Bahia (Articulação no Semiárido Brasileiro), dos ministros Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Gilberto Occhi (Cidades), José Henrique Paim (Educação), Francisco Teixeira (Integração Social) e Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário), além de deputados, prefeitos e outras autoridades políticas e municipais.

Durante a apresentação do Sertão Vivo, foram apresentadas histórias de sertanejos e sertanejos que, durante muito tempo, sofreram com a falta de água e, que hoje vivem melhor no semiárido, isso depois da implantação de tecnologias de captação de água de chuva. Dona Jorlinda Maria, de Porteiras, município de Saúde, beneficiada pelo Projeto Mais Água, ao ver as histórias se recordou, “Eu gastava três horas de relógio para ir e voltar no rio, pegar água em balde para dar pro meus filhos e cozinhar. Hoje eu tenho uma cisterna e graças a deus não preciso mais fazer isso”, conta emocionada.

Naidson Baptista, da ASA Bahia, destacou a resistência do povo do Semiárido e importância de políticas públicas voltadas para a Convivência no Semiárido. “Em pleno processo de construção, esta política é uma prova concreta da importância da atuação da sociedade civil na implementação de projetos de desenvolvimento sustentável, não só para o Semiárido, como para todo o país”, frisa Baptista. 

Fabiano Vidal - Comunicador Popular da COFASPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário