quarta-feira, 21 de maio de 2014

COFASPI sedia Fórum de Turismo da Câmera Técnica da Chapada Norte

Com o objetivo de atuar como um foro de discussão e consenso sobre as estratégias e prioridades de desenvolvimento turístico do circuito Chapada Norte, integrante da Zona Turística Chapada Diamantina, aconteceu no dia 14 de maio, na sede da COFASPI – Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, localizada em Jacobina, o I Fórum de Turismo da Câmera Técnica da Chapada Norte.

Participaram do evento, Divaldo Borges, da diretoria de serviços turísticos da Bahiatursa, representantes dos municípios de Morro do Chapéu, Mirangaba, Pindobaçú, Senhor do Bonfim e Jaguarari, que apresentaram em slides e vídeos, os potenciais e particularidades turísticas de cada um. Mostrando que os mesmos têm capacidade para entrarem na Zona Turística Chapada Diamantina.

A Chapada Norte tem abrangência de 15 municípios, que são: Andorinha, Bonito, Caém, Campo Formoso, Jacobina, Jaguaguari, Miguel Calmon, Morro do Chapéu, Ourolândia, Pindobaçu, Piritiba, Sáude, Senhor do Bonfim, Vagner e Utinga.

Para Divaldo Borges, da diretoria de serviços turísticos da Bahiatursa, essa reunião foi bastante importante para o fortalecimento da Câmara Técnica Regional da Chapada Norte. “O fórum proporcionou uma maior cooperação entre os municípios para que os projetos de cada um sejam discutidos e levados ao foro. Isso é uma proposta da Câmara Técnica como estância de governança”.

José Crescêncio, coordenador geral da Câmera Técnica da Chapada Norte, considerou positivo o encontro. “Achei de bastante valia porque todos saíram daqui conscientes que não adianta cobrarmos os projetos do poder público, se não fizermos o nosso dever de casa, que são o inventário, roteiros, plano de marketing, levantamento da infraestrutura e uma série de coisas que devemos fazer juntos, para poder divulgar nossa região. Dever de casa este, que já começamos a fazer”, avaliou.  

Chapada Diamantina (Fonte: Setur) - A Chapada Diamantina reúne variados atrativos naturais e culturais, no coração do Estado da Bahia. Roteiro certo para quem busca paz e tranquilidade ou para quem está atrás de história e aventura. A vasta Mata Atlântica, campos floridos e planícies de um verde sem fim dividem a paisagem com toques de caatinga e cerrado. Imensos paredões, desfiladeiros, cânions, grutas, cavernas, rios e cachoeiras completam o cenário de rara beleza da Chapada Diamantina. 

Reduto de belezas naturais, a Chapada abarca uma diversidade grande de fauna e flora. São mais de 50 tipos de orquídeas, bromélias e trepadeiras, além de espécies animais raras, como o tamanduá-bandeira, tatu-canastra, porco-espinho, gatos selvagens, capivaras e inúmeros tipos de pássaros e cobras. O Parque Nacional da Chapada Diamantina, criado na década de 80 do séc. XX, atua como órgão protetor de toda essa exuberância. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário