terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Conferência de ATER, em Jacobina/BA, discute assistência rural no Piemonte da Diamantina


Mesa de abertura da Conferência Territorial
O encontro foi realizado no Centro de Convivência do Idoso, em Jacobina/BA
Na manhã de segunda-feira (22), foi iniciada a Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Piemonte da Diamantina para conversar sobre propostas de assistência a agricultores e agricultoras familiares. Ao todo, cerca de 80 pessoas participaram do encontro, realizado no Centro de Convivência do Idoso, localizado no Bairro Caeira, em Jacobina/BA.
À esquerda a representante da juventude rural Raiane Lima
“Que essa Conferência seja um momento para motivar grandes discussões e levantar demandas dos agricultores. Que a gente não esqueça da juventude rural, (...) por falta de infraestrutura muitos jovens estão saindo do campo para vir à cidade, saindo da sua realidade por falta de oportunidades”, enfatizou Raiane Lima, que representou a juventude rural durante a mesa de abertura.
Um dos objetivos do encontro é que famílias rurais; profissionais das ciências agrárias; representantes de povos tradicionais, mulheres, jovens, organizações, movimentos sociais e da sociedade civil; além de integrantes de entidades vinculadas à administração pública que participam da elaboração de editais de chamada pública para projetos de ATER possam analisar as sugestões de mudanças e/ou melhorias de técnicas, metodologias e conteúdos vinculados às ações de assistência rural que foram defendidas em Conferências Municipais, para sistematizar as informações que serão apresentadas na Conferência Estadual, que está prevista para ocorrer em Salvador/BA.
E ainda, de construir mais propostas, sobre demandas ainda não contempladas, para contribuir na qualidade da implementação das ações de assistência às famílias do campo, a exemplo da necessidade de construir espaços de educação não-formal, criar cursos de formação em educação popular e fortalecer a produção agroecológica do Território Piemonte da Diamantina. “A expectativa é muito grande para que esse território possa fazer boas proposições para levar à Conferência do Estado da Bahia”, ressaltou o Secretário de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

ATER no Piemonte da Diamantina – A COFASPI é uma das entidades executoras do Projeto ATER, por meio de contrato com a SDR do Governo do Estado da Bahia, e desenvolve ações em Jacobina, Capim Grosso, Várzea Nova, Mirangaba, Caém, Serrolândia, Ourolândia e Miguel Calmon, na Bahia.
O diretor-presidente da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável (COFASPI) destacou que a Conferência Territorial é um momento propositivo. “Nós precisamos tirar propostas concretas e efetivas (...) que nós possamos dizer exatamente o que queremos na extensão rural”, esclareceu. O encontro segue com programação prevista até terça-feira (23).

Texto: Luna Layse Almeida
Fotos: Lara Sena e Luna Layse Almeida


Integrantes da COFASPI com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues

Credenciamento de participantes



Integrantes da COFASPI na Conferência Territorial


Grupos de discussão

Grupos de discussão

Grupos de discussão

Nenhum comentário:

Postar um comentário