terça-feira, 23 de outubro de 2012

Nota de pesar da COFASPI – Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, pelo falecimento do agricultor familiar Gilson Carneiro da Cruz



É com profundo pesar que a COFASPI recebeu a notícia do falecimento de Gilson Carneiro da Cruz, da Fazenda Jureminha, Comunidade de Paraíso, Jacobina-BA. 

Agricultor familiar, membro da comissão municipal da água de Jacobina, ex-presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Jureminha. Seu Gilson sempre teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento comunitário, se destacando como uma liderança na sua localidade.

Ele sempre foi um líder comunitário que procurou trabalhar de forma a fortalecer a organização dos/as agricultores/as da região, bem como melhorar a qualidade de vida destas pessoas, para tanto, buscou o caminho do associativismo e do cooperativismo. Assim, juntamente com sua família ele foi para a COFASPI o nosso braço direito, o nosso elo com a comunidade e sobre tudo um amigo, um ser humano digno, honesto, um homem que fez sua da sua vida, um modelo a ser seguindo. Foi um privilégio para a COFASPI tê-lo como parte da nossa equipe de colaboradores.

Enquanto representante comunitário ele participou ativamente como membro dos Conselhos de Administração e Fiscal da Cooperativa de Crédito Rural - Ascoob Credimonte, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e da Comissão de água do município de Jacobina. Foi um grande colaborador do projeto de Convivência com o semiárido.

Neste momento de tristeza, juntamos o nosso pesar ao de sua esposa, filhos, amigos e demais admiradores.

Equipe COFASPI

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

CARTA CONVITE - 03/2012 - Alimentação dos Cursos de Formação


CARTA CONVITE Nº­ 03/2012

Projeto: "Promoção e Fortalecimento de Fundos Rotativos Solidários e Feiras Agroecológicas no Território de Identidade Piemonte da Diamantina - Estado da Bahia" –
Convênio 2011/061 – BNB/COFASPI

À________________________________________________________________

Prezados Senhores,

1          – PREÂMBULO

1.1    – A Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte - COFASPI, Estado da Bahia, com sede Rua da Aurora, 90, Leader, Jacobina, Bahia nos horários de 08:00h às 12:00h e 13:30h às 17:30h e através do sítio www.cofaspi.blogspot.com, por intermédio da Comissão Permanente de Licitações, instituída pela Portaria nº. 04/2012 de 13/08/2012 da Presidência da Instituição e torna público para conhecimento dos interessados que se encontra aberta a Licitação Pública, sob a modalidade CARTA CONVITE, do tipo MENOR VALOR GLOBAL, de acordo com o que determina a Lei Federal nº 8.666/93, em consonância com demais as normas legais e regulamentares aplicáveis, as cláusulas e condições deste ato convocatório, para contratação de empresa objetivando a Contratação de Empresa para fornecimento de alimentação: ( 1) Café da manhã com dois tipos de frutas da região, duas térmicas de café, dois tipos de sucos, um tipo de bolo, duas térmicas de leite e um tipo de pão, 2) Almoço com dois tipos de salada e dois tipos de carne e 3) Lanche da tarde com dois tipos de sucos naturais e dois tipos de salgados) para os participantes dos cursos (15 participantes x 18 cursos x 2 d x 3 alimentações/dia), para atender as necessidades das atividades do Contrato Nº 2011/061 – BNB/COFASPI, Projeto: "Promoção e Fortalecimento de Fundos Rotativos Solidários e Feiras Agroecológicas no Território de Identidade Piemonte da Diamantina - Estado da Bahia". As propostas serão recebidas até o dia 01/11/2012, às 14:00 (quatorze) horas, e serão abertas na mesma data e hora pela Comissão de Licitação na sede da COFASPI.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Jornada de Solidariedade e Soberania Alimentar mobiliza Camponeses e Camponesas de todo país





Ernesto Che Guevara, um dos maiores símbolos da revolução latinoamericana contra o imperialismo estadunidense e o capitalismo planetário, sempre defendeu a solidariedade entre os povos. Em homenagem a história de luta de Che, após 45 anos de sua morte, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) realiza entre os dias 8 e 16 de outubro, a Jornada de Solidariedade e Soberania Alimentar.

Doações de sangue, distribuição de alimentos às comunidades populares, ações de reflorestamentos em áreas desmatadas, realizações de debates e seminários, estão entre as atividades realizadas por camponeses e camponesas de todo o país em referência ao mártir da revolução socialista na América Latina.


O baianos poderão participar, entre os dias 13 e 15, na região de Jacobina e Ponto Novo Bahia, da Escola de Formação do MPA, com foco nas discussões sobre análise de conjuntura dentro do contexto ambiental, juventude e reforma agrária, e o Plano Camponês. No dia 16, Dia Mundial da Alimentação, ainda está programado um festejo com participação dos trabalhadores e trabalhadoras da região.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

"A solução para a agricultura é a via agroecológica", sentencia agrônomo francês



Rodrigo de Castro - comunicador popular da ASA
05/10/2012

Com o tema ‘Agricultura na América Latina’, o engenheiro agrônomo Marc Dufumier esteve em Vitória da Conquista nesta terça (02), para ministrar uma palestra na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). “Iniciei as pesquisas sobre a agricultura praticada na América Latina a partir da minha curiosidade a respeito de algumas práticas dos agricultores daqui, especialmente o por quê de se buscar tanto o aumento das áreas de plantio. Na França sempre se buscou aproveitar as terras que estavam disponíveis”, disse o pesquisador francês.

O agrônomo, que também é diretor da unidade de pesquisa “Agricultura Comparada e Desenvolvimento Agrícola” do Instituto Agro-Paris-Tech, esteve com estudantes de agronomia, professores e profissionais do ramo, em atividade realizada no auditório do CAP.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

INFORME DE DESISTÊNCIA E CONVOCATÓRIA DE CANDIDATO SELECIONADO NO EDITAL 06/2012





O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 005/2012 de 22/08/2012 da presidência da Instituição, torna público o pedido de desistência da selecionada ao cargo de Animador de Campo, ÂNGELA MARIA CERQUEIRA DAS VIRGENS, do PROJETO CISTERNAS: captação de água para o  consumo  humano  no  semiárido baiano, CONVÊNIO Nº 237/2012, ESTADO/SEDES/COFASPI. E convoca o candidato ERLANDSON LOPES BARBOSA, para assumir a vaga, para qual concorreu no Edital 06/2012, de animador de campo.  Desta forma, convidamos o selecionado, a comparecer na sede da COFASPI, no dia 8 de Outubro de 2012, a partir das 8 horas, munidos dos documentos pessoais, para assumir o cargo para o qual foi aprovado. Mais Informações pelo telefone (74) 3621-7036.
03 de outubro de 2012, Jacobina - Ba

Karine Pereira da Silva
Presidente da Comissão de Seleção

ASA participa da luta pela Agroecologia



Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica deve ser elaborado até fevereiro de 2013

Daniel Lamir - ASAcom
03/10/2012


Nos próximos seis meses, a sociedade civil organizada e o governo federal devem elaborar o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Esse é próximo passo para a implementação da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), instituída em 20 de agosto passado.

Foto: Arquivo ASAcom
A Articulação no Semi-Árido (ASA) está participando das discussões através da Comissão Nacional de Agroecologia e Produtos Orgânicos (CNAPO). No dia 19 de setembro, no Palácio do Planalto, em Brasília, representantes de movimentos sociais discutiram os encaminhamentos para elaboração do Plano com ministros e secretários do governo federal.

Para o coordenador executivo da ASA Procópio Lucena, o momento é de valorização das conquistas presentes na PNAPO, e, ao mesmo tempo, de articulação da sociedade civil para garantir novos avanços com o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica.