segunda-feira, 15 de outubro de 2012

"A solução para a agricultura é a via agroecológica", sentencia agrônomo francês



Rodrigo de Castro - comunicador popular da ASA
05/10/2012

Com o tema ‘Agricultura na América Latina’, o engenheiro agrônomo Marc Dufumier esteve em Vitória da Conquista nesta terça (02), para ministrar uma palestra na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). “Iniciei as pesquisas sobre a agricultura praticada na América Latina a partir da minha curiosidade a respeito de algumas práticas dos agricultores daqui, especialmente o por quê de se buscar tanto o aumento das áreas de plantio. Na França sempre se buscou aproveitar as terras que estavam disponíveis”, disse o pesquisador francês.

O agrônomo, que também é diretor da unidade de pesquisa “Agricultura Comparada e Desenvolvimento Agrícola” do Instituto Agro-Paris-Tech, esteve com estudantes de agronomia, professores e profissionais do ramo, em atividade realizada no auditório do CAP.


O palestrante, especialista em políticas e programas para o desenvolvimento sustentável da agricultura nos países em desenvolvimento, fez uma breve contextualização histórica das práticas agrícolas latino-americanas ao longo do tempo e depois discorreu sobre o que chamou de “erros do passado”: as monoculturas, as criações extensivas de gado e a busca constante por maiores extensões de terra para plantar através do desmatamento das vegetações nativas.

De uma forma didática, Dufumier enumerou as consequências deste modelo de agricultura, criticando a busca de economias de escala sem considerar os custos ambientais, a utilização exagerada de pesticidas e adubos químicos que causam a contaminação das águas, do ar, dos solos e dos alimentos. “Descobrimos hoje, que um grande número de pesticidas causa danos à saúde, ocasionando doenças como câncer, doenças degenerativas como Alzheimer e problemas de fertilidade, então um dia é preciso pagar por isso”, diz, enfatizando as consequências de longo prazo da ingestão de alimentos contaminados por agrotóxicos no organismo.

A especialização exagerada, com a simplificação e fragilização dos ecossistemas, ganhou destaque como um fator crítico para a prática agrícola, pois acarreta a perda de biodiversidade e desequilíbrios ecológicos, citando os exemplos das ervas daninhas resistentes aos herbicidas e as espécies invasoras, efeitos colaterais clássicos das monoculturas.

Além das consequências negativas para a natureza e a saúde pública, o pesquisador francês considerou ainda os prejuízos sociais do agronegócio, que afastam o agricultor e a agricultora familiar do campo, devido à impossibilidade destes terem acesso a condições satisfatórias para produzir, o que acarreta a insegurança alimentar de toda uma parcela da população. Para ele, é preciso oferecer mecanismos, por meio de políticas públicas, que possibilitem aos pequenos agricultores acesso a melhores condições para exercer a atividade agrícola. 

A via do futuro: a agroecologia
Monsieur Dufumier apontou a agroecologia como o caminho mais viável para o futuro da agricultura em todo o mundo. Segundo ele, somente com o trabalho do agricultor em harmonia com o ecossistema, privilegiando o consórcio de culturas e a cobertura permanente dos solos pode-se garantir a sustentabilidade da prática agrícola. A gestão das águas entre os solos e os subsolos e a associação da agricultura com a criação de animais também foram pontos chave equacionados em sua explanação.

Finalizando, Marc Dufumier resume a convicção do seu trabalho. “Eu gostaria de dizer a vocês tecnicamente: eu sou muito otimista que seja possível alimentar todo mundo com uma agricultura sustentável, que faça uso intensivo da energia do ar, do sol, dos elementos do solo, respeitando o equilíbrio ambiental e que essa agricultura deve ser acessível aos mais pobres, promovendo o acesso aos meios para que eles possam produzir e comercializar sua produção, mas isso é impossível se não houver reforma agrária”.

De Vitória da Conquista, Marc Dufumier segue para Ilhéus para compor a mesa do Congresso VII SOBER Nordeste: Políticas públicas, agricultura e meio ambiente, que será realizado de 03 a 05 de Outubro na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus-BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário