segunda-feira, 29 de agosto de 2011

P1+2 – Curso para agricultores familiares de Caém terminou sexta-feira (26)


 Texto e Foto: Karine Silva

participantes planejando a propriedade
A COFASPI realizou de quarta-feira (24) a sexta-feira (26) da semana passada, a Capacitação em Manejo Simplificado de Produção de alimentos para as famílias beneficiárias do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) do município de Caém, na Bahia. Neste encontro foram discutidos assuntos teóricos sobre manejo e conservação da água e do solo, sistemas agroecológico e produção orgânica de alimentos e também um momento prático da implementação de duas tecnologias socialmente aplicadas.


Ao longo do curso os participantes decidiram e planejaram o caráter produtivo de suas propriedades e se apropriaram da preparação de insumos orgânicos. A partir disso, receberão até o final do projeto materiais necessários para implementarem dois canteiros econômicos, um galinheiro móvel e mudas de fruteiras para a formação de um pomar. Com isto, o P1+2 espera que as famílias, com o armazenamento da água da chuva na cisterna calçadão de 52 mil litros, possam ter e manter um quintal produtivo diversificado de verão a verão. 

Apresentação do que foi construido nos grupos
No último dia do curso os agricultores (as) construiram um canteiro econômico e um galinheiro móvel no quintal da família de Cristino e Eliane, em Várzea Dantas, Município de Caém. Além disto, eles se apropriaram um pouco mais como utilizar estas tecnologias para o bom oproveitamento da água para a produção.

A partir de amanhã (30) até o dia 1º de setembro será a vez das famílias do município de Miguel Calmon receberem a equipe da COFASPI para ministrar este curso. Ele acontecerá o povoado de Mulungu da Serra. 

O P1+2 é uma realização da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) com a execução da Unidade Gestora Territorial do Piemonte da Diamantina Cofaspi e parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agência Cooperação Espanhola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário