sábado, 31 de julho de 2010

CODEP em defesa da Cidadania










CODEP apóia eleição de novos conselheiros municipais de desenvolvimento rural de Miguel Calmon

Os conselhos municipais de direitos surgiram a partir da década de 70 à luz da Constituição Federal de 1988 com a ruptura de um sistema marcado pela ditadura militar e se configuram como uma importante ferramenta de participação popular e articulação das políticas públicas que vão de encontro aos anseios e necessidades da população, especialmente aqueles que mais precisam da atenção do estado.
Conscientes dessa necessidade o CODEP – Conselho Regional de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte da Diamantina, estimula e apóia o fortalecimento dos diversos conselhos existentes em nível comunitário e municipal.
Diante desse cenário, a partir da iniciativa de lideranças do município de Miguel Calmon, foi realizada no dia 30 de julho, no Centro de Formação de Professores, em Miguel Calmon, uma reunião para reestruturação do CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que estava desativado desde 2002, na qual foram eleitos novos conselheiros para fazer parte da nova composição que contou com a adesão de 14 entidades da sociedade civil dentre elas associações comunitárias rurais, sindicatos de classe e a federação das associações comunitárias e 04 representantes do poder público municipal (Prefeitura, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inclusão Social e a EBDA).
“O município que ainda não tem o CMDRS organizado dificulta o acesso da população as principais políticas públicas disponíveis para a agricultura familiar como é o caso do Programa Garantia Safra, que atende os produtores em caso de estiagem prolongada”, disse o representante do CODEP. O principal objetivo deste conselho será representar os interesses das famílias rurais, promovendo o desenvolvimento rural sustentável, tendo em vista que mais da metade da população calmonense vive no meio rural.

Assessoria de Comunicação do CODEP

quarta-feira, 28 de julho de 2010

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL - 19/2010

COFASPI – COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA A AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL DO PIEMONTE

O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 006/2010 de 05/01/2010 da presidência da Instituição, torna público que estará recebendo inscrições para o processo seletivo de Comunicador(a) Popular, Animador(a), e Auxiliares Administrativo(a), de acordo com as seguintes especificações:

1.Vagas:

Comunicador(a) Popular: 01
Animador: 02
Auxiliar Administrativo: 02

2. Locais de Trabalho:

Os locais de trabalho terão como referência os municípios de Jacobina, Várzea Nova, Umburanas, Serrolândia, Caém, Mirangaba e Miguel Calmon, a ser acertado com os candidatos. No que se refere aos auxiliares administrativos terão como base a cidade de Jacobina e a sede da COFASPI naquela cidade.

3. Fases do processo seletivo: Análise de currículo vitae e de carta elaborada pelo candidato e enviada juntamente com o curriculo, explicitando as razões pelas quais deseja concorrer a este posto de trabalho, tanto do ponto de vista pessoal quanto político, e entrevista, em seqüência eliminatória.

4. Atribuições e requisitos:

COMUNICADOR(A) POPULAR

4.1.1. Atribuições:

Elaborar e contribuir para a produção de materiais de divulgação do programa e seus desdobramentos (artigos, papeis, vídeos, livros, cartilhas, programas de rádio, etc.);
Promover e organizar eventos (reuniões, oficinas, cursos, seminários, workshops e debates) e acompanhar visitas e intercâmbios técnicos;
Representar politicamente a organização em seu campo de atuação junto a outras organizações, movimentos sociais, redes, fóruns, articulações, etc., quando designado pela coordenação ou em atividades específicas deste projeto;
Elaborar e contribuir para a implementação de propostas técnicas de captação de água nos municípios e comunidades, de sorte a dinamizar nos mesmos os processos de captação de água; Participar na formulação, sistematização e difusão de experiências e processos de assessoria técnica pedagógica na captação de água, na perspectiva de convivência com o semiárido. Acompanhar visitas e intercâmbios técnicos;
Elaborar projetos e relatórios técnicos;
4.1.2 Requisitos:
Nível superior completo preferencialmente nas áreas de Comunicação ou Jornalismo, com experiência em projetos governamentais;
Experiência comprovada, mínima de 1 ano e meio, em processos de comunicação e domínio dos meios de comunicação – falada e escrita. Familiaridade com equipamentos de comunicação (máquina fotográfica, filmadora, fax, secretária eletrônica, etc.) Carteira de habilitação AB; Criatividade, disposição para viajar pelas comunidades beneficiadas;
Domínio de leitura e escrita; Redação própria e capacidade de sistematização de idéias e propostas;
Conhecimento sobre o semiárido. Domínio de microinformática (Word, Excel, PowerPoint, ferramentas de Internet);
Disponibilidade para residir na cidade de Jacobina. BA;
Disponibilidade para viagens;
Criatividade e capacidade de se relacionar em equipe, liderança e iniciativa.

ANIMADOR(A)

4.2.1. Atribuições:

Apoiar a implementação dos projetos no âmbito territorial e comunitário com vistas ao fortalecimento da agricultura familiar, a partir da ênfase em processos de captação de água para consumo humano e dessedentaçao de animais e pequenas hortas, dentro de métodos participativos de experimentação e dos princípios da agroecologia, soberania e segurança alimentar, na perspectiva de convivência com o semiarido; Assessorar no campo técnico-metodológico os/as agricultores/as familiares camponesas e comunidades rurais, envolvendo jovens e mulheres, promovendo intercâmbios e atividades de capacitação, sempre com ênfase em processos de captação de água; Elaborar e contribuir para a implementação de propostas técnicas como: quintais produtivos, apicultura, criação animal; produção, beneficiamento e comercialização agroecológica; gestão e manejo de recursos hídricos, etc.; Contribuir para a organização social dos/as agricultores/as incentivando o associativismo/cooperativismo e o engajamento em organizações sociais dos agricultores familiares; Participar na formulação, sistematização e difusão de experiências e processos de assessoria técnica pedagógica e propostas em seus campos de atuação do projeto, produzindo (ou contribuindo para a produção) materiais de divulgação (artigos, papeis, vídeos, livros, cartilhas, programas de rádio, etc.); Promover e organizar eventos (reuniões, oficinas, cursos, seminários, workshops e debates) e acompanhar visitas e intercâmbios técnicos; Representar politicamente a organização em seu campo de atuação junto a outras organizações, movimentos sociais, redes, fóruns, articulações, etc., quando designado pela coordenação ou pelo coletivo da equipe técnica; Assessorar os movimentos sociais (organizações de agricultores e organizações de técnicos e outras ONGs) na formulação e negociação de projetos e políticas públicas; Elaborar projetos e relatórios técnicos;
4.2.2. Requisitos:
Nível Médio (preferencialmente Técnico Agrícola ou Técnico em Agropecuária); Experiência referencial mínima de 1 ano em agroecologia e agricultura familiar ou processos comprovados que objetivem a captação de água para consumo humano, a produção, dessedentação animal, dentro dos princípios de convivência com o semiárido; Disponibilidade para residir nas cidades referenciais citadas a cima do território do Piemonte da Diamantina; Carteira de habilitação AB; Domínio de microinformática (Word, Excel, PowerPoint, ferramentas de Internet); Familiaridade com equipamentos de comunicação (máquina fotográfica, filmadora, fax, secretária eletrônica, etc.) desejável; Redação própria e capacidade de sistematização de idéias e propostas; Disponibilidade para viagens; Criatividade e capacidade de se relacionar em equipe, liderança e iniciativa.

AUXILIAR ADMINISTRATIVO(A)
4.3.1. Atribuições:
Registros de dados, lançamentos de dados em computador, digitação, auxiliar na elaboração de propostas de compras, pagamentos, controle e pagamento de pessoal e todas as funções inerentes ao bom desempenho de um escritório, com ênfase na perspectiva de convênios com o Estado.
4.3.2. Requisitos: Nível médio completo, com preferência cursando Universidade a partir do quarto semestre, dominio de informação básica de controle contábil e gerencial de processos, domínio de programas de texto (Word) e planilha eletrônica (Excel). Domínio de textos e matemática. Procedimentos para inscrição: Entrega de Currículo Vitae e carta explicitando os motivos pelos quais deseja participar na seleção e trabalhar com processos de agricultura familiar, na Sede da COFASPI no endereço Rua da Aurora, 90, Leader, CEP 44.700-000, Jacobina-Ba, em envelope fechado, com a descrição da vaga pretendida, acrescida da expressão Convênio SEDES/COFASPI.

5.Prazo:
Serão aceitos e analisados os currículos e cartas recebidos até o dia 04 de Agosto de 2010, às 17:00 hs. No dia 05 de Agosto de 2010 será publicado (www.cofaspi.blogspot.com) o resultado da aprovação da primeira etapa (análise de currículos).
6.Ocorrência das demais fases:
As entrevistas individuais, apenas para os aprovados na seleção de currículos e carta, serão realizadas no dia 06 de Agosto, na sede do COFASPI, em horário a ser estabelecido e anunciado junto com a divulgação do resultado da primeira fase.

7.Duração:
A contratação será por tempo determinado, terá duração de três meses iniciais, podendo ser aditada de acordo com a conveniência das partes.

8.Resultado final:
Será divulgado no endereço www.cofaspi.blogspot.com, no dia 09 de Agosto de 2010.
9.Validade:
Este processo seletivo terá validade de 90 dias, findo os quais, não havendo liberação dos recursos do Convênio, estará automaticamente cancelado.

Observação: A contratação estará condicionada a liberação da primeira parcela do referido Convênio.

Outras informações: Telefone (74) 3621 7036 / 8108 7399.
Jacobina, Ba., 28 de julho de 2010.
Fredson Rodrigues de Araújo
Presidente da Comissão de Seleção

terça-feira, 27 de julho de 2010

Intercâmbio Inter Estadual à Paraíba


A COFASPI promoveu aos agricultores e agricultoras um intercâmbio à Paraíba entre os dias 20 e 23, com o intuito de conhecer as experiências dos guardiões das Sementes da Paixão e assim oportunizar a troca de conhecimentos e práticas agroecológicas.
A defesa às sementes nativas sempre foi considerado um ponto de grande relevância e, por isso trabalhado nas atividades comunitárias, buscando promover entre os agricultores o debate acerca da importância de gerir sua própria liberdade.
Atualmente, com o apoio da CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço, a COFASPI já desenvolve ações diretas com o projeto “Quem guarda sempre tem”, cujo objetivo principal é avigorar o resgate e manutenção de sementes de espécies agrícolas crioulas por meio da difusão e qualificação de experiências de Bancos de Sementes Comunitários.
Por reconhecer e acreditar na importância das Sementes Crioulas é que a COFASPI contribui para a construção e fortalecimento da autonomia dos grupos de agricultoras e agricultores familiares do Território Piemonte da Diamantina.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Edital de Seleção de Pessoal 018/2010

Edital de Seleção de Pessoal 018/2010

Articulador/a Territorial

O presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável, instituída pela Resolução 006/2010 de 05/01/2010 da presidência da Instituição, torna público que estará contratando em regime de prestação de serviços por produto, profissionais de nível superior ou médio com conhecimentos e experiência na área de desenvolvimento sustentável com enfoque territorial, para atuarem como consultores/as, de acordo com o Convênio 010/2009-INGA/COFASPI, a partir das seguintes condições:

Vagas: 01 (uma) vaga para o Território de Identidade do Sisal.

Locais de Trabalho: O/a Consultor/a deverá optar por um dos municípios que compõe o Território para o qual foi selecionado/a, para efeito de ressarcimento de despesas com viagens exclusivamente para fora daquele município.

Fases do processo seletivo: Análise de currículo vitae e entrevista, em seqüência eliminatória.

Exigências para participação: Profissionais de nível superior ou médio com conhecimentos e experiência nas áreas relacionadas ao desenvolvimento sustentável com enfoque territorial, além de conhecimento básico em programas de edição de texto (word), planilha eletrônica (excel), power point, internet e correio eletrônico.

Procedimentos para inscrição: Entrega de Currículo Vitae diretamente na sede da COFASPI situada à Rua da Aurora, 90, Leader, Jacobina - Bahia, até o dia 02/08/2010 ou envio pelos Correios com AR (Aviso de Recebimento) com data de postagem até 02/08/2010 para o seguinte endereço: Rua da Aurora, 90, Leader, Jacobina - Bahia, CEP 44.700-000 ou ainda pelo endereço eletrônico cofaspi@yahoo.com.br , desde que solicitada confirmação também eletrônica do recebimento e envio até às 18 horas dia 02/08/2010. Em todos os casos, em local de fácil identificação, os candidatos deverão explicitar a qual Território pretendem concorrer, sob pena de exclusão automática.

Prazo: Serão aceitos e analisados os currículos recebidos ou postados até o dia 02 de agosto de 2010. No dia 04 de agosto de 2010 será publicado no endereço eletrônico da COFASPI (www.cofaspi.blogspot.com) o resultado da aprovação da primeira etapa (análise de currículos).

Ocorrência das entrevistas: As entrevistas, apenas para os/as portadores/as dos currículos selecionados, serão realizadas no dia 06 de agosto de 2010, em Jacobina, no endereço supra citado, em horário escalonado a ser anunciado juntamente com a publicação do resultado da primeira fase no endereço eletrônico da COFASPI (www.cofaspi.blogspot.com). O resultado final será publicado no mesmo site da COFASPI até o dia 10/08/2010.

Especificações do trabalho a ser desenvolvido:
- O/a contratado/a terá as seguintes atribuições, além de outras definidas pelo Colegiado Territorial:
- Apoiar os Conselhos Territoriais de Desenvolvimento Sustentável na gestão do Desenvolvimento Territorial;
- Apoiar a elaboração de Planos Territoriais de Desenvolvimento Sustentável
- Apoiar a articulação de políticas públicas para os territórios;
- Articular a elaboração de estudos, diagnósticos e análises relacionadas com as demandas dos Conselhos Territoriais de Desenvolvimento Sustentável;
- Apoiar a elaboração, realizar análise e emitir parecer em projetos territoriais;
- Articular processos de formação de agentes de desenvolvimento territorial
- Articular e acompanhar os processos no Estado sobre a articulação dos diversos colegiados territoriais.
-
Produtos da Consultoria: Para efeito de pagamento dos honorários, quinze produtos distintos e complementares deverão ser entregues, conforme tabela abaixo:

Identificação Objeto
Produto 1 Documento com proposta de normatização do funcionamento do Colegiado Territorial
Produto 2 Documento contendo a avaliação das ações e atividade de 2010 do Colegiado Territorial
Produto 3 Documento contendo a descrição das ações e atividades do Colegiado Territorial para 2011
Produto 4 Documento contendo a relação entre a integração do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável (elaborado ou em elaboração) e o Plano de Bacia Hidrográfica e Agenda 21
Produto 5 Documento contendo a descrição dos Programas e Projetos do Plano Territorial de Desenvolvimento Territorial (estágio atual)
Produto 6 Documento contendo a análise dos Projetos Estratégicos do Território
Produto 7 Documento contendo mapeamento dos principais Empreendimentos Econômicos e Solidários
Produto 8 Documento contendo os principais impactos ambientais no Território
Produto 9 Documento contendo proposta de Sistema Territorial de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação dos Programas e Projetos Territoriais
Produto 10 Documento contendo proposta de institucionalização ou atualização do Colegiado Territorial
Produto 11 Documento contendo Resumo Executivo do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável

Os documentos deverão ser apresentados pelo (a) contratado (a) em 02 cópias impressas e encadernadas em espiral com capa plástica e mais uma cópia em CD. Na primeira página deverá constar a marca da contratante, do Governo do Estado da Bahia e do INGA. Os textos produzidos, inclusive com eventuais anexos, deverão ser apresentados no editor de texto Word, fonte “arial”, tamanho 12, linha simples e todos os direitos dos documentos apresentados serão reservados à contratante, ao Governo do Estado da Bahia e ao INGA. Seu uso será permitido desde que citado a fonte.

Período para o Trabalho: 15 meses a partir da data da assinatura do Contrato de Trabalho.



Perfil desejado do(a) candidato(a):

- Ter experiência e conhecimento de atuação no território na articulação de políticas públicas e em processos de desenvolvimento sustentável e organização e moderação de eventos com uso de metodologias participativas;
- Residente em um município que integra o Território há pelo menos 03 anos;
- Ter, no mínimo, ensino médio completo;
- Capacidade de moderação de eventos;
- Domínio em informática;
- Capacidade de elaboração e sistematização de documentos;
- Disponibilidade integral para o trabalho;
- Disponibilidade para deslocamento;
- Ser comunicativo/a;
- Preferencialmente, que possua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Dedicação de cada Consultor/a: Para todo o período da Consultoria, espera-se uma dedicação mínima de 750 horas de trabalho.

Valor do Serviço: O valor estabelecido para o serviço é de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais) para cada Consultor/a, sendo deduzidos os encargos decorrentes de obrigação do/a contratado/a, cuja responsabilidade de recolhimento couber a contratante.

Forma de Pagamento:R$ 3.000,00 (três mil reais) mediante a entrega e aprovação do Produto 1, R$ 3.000,00 (três mil reais) mediante a entrega e aprovação do Produto 2, R$ 3.000,00 (três mil reais) mediante a entrega e aprovação do Produto 3, R$ 6.000,00 (seis mil reais) mediante a entrega e aprovação do Produto 4, R$ 3.000,00 (três mil reais) mediante a entrega e aprovação do Produto 5, R$ 3.000,00 (três mil reais) mediante a entrega e aprovação do Produto 6, R$ 3.000,00 (três mil reais) mediante a entrega e aprovação do Produto 7, R$ 6.000,00 (seis mil reais) mediante a entrega e aprovação do Produto 8, R$ 6.000,00 (seis mil reais) mediante a entrega e aprovação do Produto 9, R$ 3.000,00 (três mil reais) mediante a entrega e aprovação do Produto 10, R$ 6.000,00 (seis mil reais) mediante a entrega e aprovação do Produto 11.

Despesas com deslocamentos: Serão ressarcidos pela contratante os valores gastos com alimentação e passagens de ônibus e ou combustíveis devidamente comprovados para a emissão de Notas Fiscais em nome da COFASPI, desde que não ultrapassem o valor estabelecido por evento em todo período.

Contrato: Um contrato será firmado entre as partes reafirmando o conteúdo deste edital e mais outros aspectos legais e complementares.

Esclarecimentos e dúvidas: Ligar para a COFASPI no horário comercial e procurar Fabiana ou pelo e-mail biana.dias@hotmail.com.

Fredson Rodrigues de Araujo
Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI

domingo, 25 de julho de 2010

Entidades criam o Núcleo Técnico Territorial



Entidades criam o Núcleo Técnico Territorial

O Território Piemonte da Diamantina, constituído por 09 municípios da região é representado pelo CODEP – Conselho Regional de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte da Diamantina e tem como principal objetivo articular pessoas e organizações para que desenvolvam projetos que promovam o desenvolvimento sustentável melhorando a qualidade de vida das pessoas, especialmente aquelas que vivem em situação de desigualdade social. Para isso é preciso dispor de ferramentas que promovam a articulação e a viabilização das políticas públicas. Tendo a consciência dessa necessidade o CODEP em parceria com outras organizações sociais e públicas realizou no dia 23 de julho deste ano, na Cúria Diocesana em Jacobina, a primeira reunião de instalação do Núcleo Técnico Territorial que terá como principal atribuição auxiliar o Colegiado Territorial do Piemonte da Diamantina na discussão e elaboração de projetos e ações territoriais demandados pelos municípios do território. O núcleo está formado pelas seguintes organizações: Pólo Sindical da Região de Jacobina, CODEP, COFASPI, Banco do Nordeste, ACIDES, IPB, COOPERBAHIA, Prefeitura de Serrolandia e Prefeitura de Umburanas. “A criação desse núcleo é de extrema relevância, pois será uma referencia para o território na elaboração dos projetos de caráter territorial, servindo também para a manutenção de um banco de dados dos projetos, disse Marcos Oliveira, representado o BNB, da Agencia de Jacobina. Este grupo terá como missão inicial contribuir no processo de construção e elaboração do Plano territorial de desenvolvimento sustentável, se articulando com os Grupos de Trabalho do território e aproveitando todas as oportunidades possíveis no campo dos projetos.

Assessoria de Comunicação do CODEP.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL 17/2010 - Resultado Final

COFASPI – COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA A AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL DO PIEMONTE

O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela resolução 006/2010 de 05/01/2010 da presidência da Instituição, anuncia abaixo o resultado da fase final do processo seletivo (entrevistas) do Edital de Seleção 17/2010. Em tempo, reiteramos que a contratação estará condicionada a liberação da primeira parcela do referido Convênio.

COORDENADOR/A:
Gizelia Barbosa Ferreira

GERENTE ADMINISTRATIVO/A:
Débora Araújo Oliveira

ANIMADORES/AS:
Everton Araújo Souza
Gustavo Souza Moreira da Silva
Michel da Cruz Santos
Ricardo Souza de Jesus

Jacobina, 21 de julho de 2010

Fredson Rodrigues de Araújo
Presidente da Comissão de seleção

segunda-feira, 19 de julho de 2010

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL – N° 016/2010 - RESULTADO FINAL

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL – N° 016/2010

RESULTADO FINAL

O presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável, instituída pela Resolução 006/2010 de 05/01/2010 da presidência da Instituição, anuncia abaixo o resultado final do processo seletivo, conforme tabela a seguir:

EDITAL Território Selecionados(as)

016/2010 Piemonte da Diamantina ---------Girlânio Barbosa Lima
Sertão Produtivo ---------------Edgar Souza Santos Filho


Jacobina/BA, 19 de julho de 2010.

Fredson Rodrigues de Araujo
Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal

domingo, 18 de julho de 2010

EDITAL 17/2010 - RESULTADO PARCIAL - 1ª FASE

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL - 17/2010

RESULTADO O PARCIAL – 1ª FASE

O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 006/2010 de 05/01/2010 da presidência da Instituição, torna público que devido a problemas ao acesso a internet tivemos que adiar por 01(um) dia o resultado da primeira fase do processo seletivo (Análise de currículos) do Edital 17/2010 e, comunica que a realização das entrevistas serão realizadas no dia 20 de julho do corrente ano. Desta forma convidamos os selecionados abaixo relacionados para comparecer na sede da entidade às 9:00 horas. Rua da Aurora, 90, Leader, Jacobina, Bahia. 74 – 3621 7036

COORDENADOR/A:

Gizelia Barbosa Ferreira
André Vitor Mota Souza

GERENTE ADMINISTRATIVO/A:

Débora Araújo Oliveira

COMUNICADOR(A) POPULAR:

ANIMADOR/A:

Nilmarcos Santos Moraes
Ricardo Souza de Jesus
Michel da Cruz Santos
Everton Araújo Souza
Gustavo Souza Moreira da Silva

AUXILIAR ADMINISTRATIVO:

Izabel Neta Pereira da Silva
Leianne dos Santos Paturi
Josélia Araújo Silva
Jeane Pereira Evangelista
Torlone da Silva Castro
Jeanne Maria Bernado Lopes

Fredson Rodrigues Araújo

sexta-feira, 16 de julho de 2010

PROJETO AGUADAS



O semiárido brasileiro e o baiano de modo especial na maioria das vezes é considerado inviável (do ponto de vista socioeconômico) e, alega-se para tanto principalmene a questão do acesso à água para consumo humano e para dessendentação de animais. Consideram-se estas questões como fruto da natureza e não da intervenção humana. Em realidade, ao se olhar mais aprofundadamente a questão, verifica-se que a natureza dota o semiárido de um índice bom de pluviosidade, que pode alcançar até 700mm ano.


Falta, isso sim, uma estrutura hídrica menos concentrada e uma educação/cultura que possa proporcionar às famílias de agricultores e agricultoras do semiárido, meios de captar água para dessedentação de animais e principalmente uma cultura voltada para evitar a desertificação, enfatizar a conservação da natureza, utilizar bem a água, utilizar bem os recursos naturais e outros que lhes possam ser disponibilizados e assim poder criar melhores condições de vida.

Desta forma a COFASPI, juntamente com mais 08 entidades filiadas a ASA vem desenvolvendo ações do PROJETO AGUADAS.


No Território do Piemonte da Diamantina está previsto para este ano o cadastramento de agricultores/as familiares, cursos de capacitação em convivência com o semiárido e a construção de 99 técnologias de captação de água das chuvas.


Com recurso públicos a COFASPI construirá as tecnologias para captação e armazenamento de água das chuvas para a dessendentação de animais: Sendo, 51 barreiros trincheiras familiar com capacidade de 600m3, 03 barreiros trincheiras comunitários 1600 m3, 29 cisternas de enxurrada com capacidade de armazenar 50 mil litros de água, e 16 limpeza de aguadas.


Os trabalhos já foram iniciados no município de Serrolândia, onde escavamos 05 barreiros trincheira familiar com 600m3 cada um, nas comunidades Assentamento Caiçara e Maracujá.


Hoje dia 17 de julho iniciaremos os trabalhos no Povoado de Paraiso, na localidade de Jureminha, município de Jacobina.Escavaremos 03 barreiros trincheiras familiar e 01 comunitário, construiremos também 03 cisternas de enxurradas.

Robson Aglayton

quarta-feira, 14 de julho de 2010

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL – N° 016/2010 - RESULTADO PARCIAL

EDITAIS DE SELEÇÃO DE PESSOAL – N° 016/2010

RESULTADO PARCIAL

O presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável, instituída pela Resolução 006/2010 de 05/01/2010 da presidência da Instituição, torna público que devido ao elevado número de currículos que chegaram tivemos que adiar por 01 (um) dia a data desta publicação, ao mesmo tempo em que anuncia abaixo o resultado da primeira fase do processo seletivo (Análise de Currículos) do Edital de Seleção 016/2010 e, comunica que a realização das entrevistas individuais serão no dia 16 de julho do corrente ano, entre 08:00 e 11:00 hs na sede da ASCOOB, situada à Av. Senhor dos Passos, nº 54, Centro - Feira de Santana/Bahia, conforme tabela a seguir:

EDITAL Território Selecionados para a entrevista Horário
016/2010
Piemonte da
Diamantina --------------Mauro de Macedo Sousa -------------08:30
--------------Girlânio Barbosa Lima -------------09:00

Sertão Produtivo --------Edgar Souza Santos Filho ----------09:30

Jacobina/BA, 14 de julho de 2010.

Fredson Rodrigues de Araujo
Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal

segunda-feira, 12 de julho de 2010

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PESSOAL - 17/2010

COFASPI – COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA A AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL DO PIEMONTE

O Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI – Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 006/2010 de 05/01/2010 da presidência da Instituição, torna público que estará recebendo inscrições para o processo seletivo de Coordenador(a), Gerente Administrativo(a), Comunicador(a) Popular, Animadores(as), e Auxiliar Administrativo(a), de acordo com as seguintes especificações:

1.Vagas:
Coordenador/a: 01
Gerente Administrativo/a: 01
Comunicador(a) Popular: 01
Animador: 04
Auxiliar Administrativo: 02

2. Locais de Trabalho:
Os locais de trabalho terão como referência os municípios de Jacobina, Várzea Nova, Umburanas, Serrolândia, Caém, Mirangaba e Miguel Calmon, a ser acertado com os candidatos. No que se refere ao coordenador, aos auxiliares administrativos e ao gerente administrativo, terão como base a cidade de Jacobina e a sede da COFASPI naquela cidade.

3. Fases do processo seletivo:
Análise de currículo vitae e de carta elaborada pelo candidato e enviada juntamente com o curriculo, explicitando as razões pelas quais deseja concorrer a este posto de trabalho, tanto do ponto de vista pessoal quanto político, e entrevista, em seqüência eliminatória.

4. Atribuições e requisitos:

4.1. COORDENADOR(A) do Projeto
4.1.1. Atribuições:
Apoiar e supervisionar a implementação do projeto, coordenando a equipe do mesmo, as atividades a serem desenvolvidas, no âmbito territorial e comunitário com vistas ao fortalecimento do processo de captação de água para agricultura familiar (consumo humano), dentro dos objetivos do referido convênio, a partir de métodos participativos de experimentação e dos princípios da agroecologia;

Assessorar no campo técnico-metodológico os técnicos outros que implementarão o projeto, com vistas a boa implementação do projeto;

Elaborar e contribuir para a implementação de propostas técnicas de captação de água nos municípios e comunidades, de sorte a dinamizar nos mesmos os processos de captação de água;

Participar na formulação, sistematização e difusão de experiências e processos de assessoria técnica pedagógica na captação de água, na perspectiva de convivência com o semiárido.

Acompanhar visitas e intercâmbios técnicos;

Representar politicamente a organização em seu campo de atuação junto a outras organizações, movimentos sociais, redes, fóruns, articulações, etc., quando designado pela coordenação ou em atividades específicas deste projeto.

Elaborar projetos e relatórios técnicos;

4.1.2. Requisitos:
Nível superior em Agronomia, Administração, Economia ou Ciências Humanas com experiência em projetos de desenvolvimento rural;
Experiência referencial mínima de 1 ano e meio em processos sistemáticos de coordenação de equipe e de projetos que impliquem em convênios com o Estado;
Para os que forem agrônomos estar em dias com o CREA; Disponibilidade para residir na cidade de Jacobina. Ba.
Carteira de habilitação AB;

Domínio de microinformática (Word, Excel, PowerPoint, ferramentas de Internet);

Familiaridade com equipamentos de comunicação (máquina fotográfica, filmadora, fax, secretária eletrônica, etc.) desejável;

Redação própria e capacidade de sistematização de idéias e propostas;

Disponibilidade para viagens;

Criatividade e capacidade de se relacionar em equipe, liderança e iniciativa.

4.2. GERENTE ADMINISTRATIVO(A)
4.2.1. Atribuições:
Gerenciar todo o processo administrativo do convênio implicando em:
Controle de contas;
Emissão de pagamentos, segundo solicitação da coordenação, controlando as entradas e saídas de recursos;
Documentação do convênio;
Realização, dentro das normas da instituição de tomadas de preços, cotações e outros procedimentos necessários a transparência e boa gestão do projeto;
Relatórios Financeiros;
Prestação de contas;
Asessorar os técnicos em processos gerenciais e administrativos do convênio;

4.2.2. Requisitos:
Nível superior em Administração, Economia ou Ciências Humanas, Informática com experiência efetiva em gerenciamento financeiros de convênios e termos de parceria com o Estado;
Experiência referencial mínima de 1 ano e meio em processos sistemáticos de gerenciamento de projetos governamentais;

Disponibilidade para residir na cidade de Jacobina. BA;
Domínio de microinformática (Word, Excel, PowerPoint, ferramentas de Internet);
Familiaridade com equipamentos de comunicação (máquina fotográfica, filmadora, fax, secretária eletrônica, etc.) desejável;
Redação própria e capacidade de sistematização de idéias e propostas;
Disponibilidade para viagens;
Criatividade e capacidade de se relacionar em equipe, liderança e iniciativa.

4.3. COMUNICADOR(A) POPULAR
4.3.1. Atribuições:
Elaborar e contribuir para a produção de materiais de divulgação do programa e seus desdobramentos (artigos, papeis, vídeos, livros, cartilhas, programas de rádio, etc.);

Promover e organizar eventos (reuniões, oficinas, cursos, seminários, workshops e debates) e acompanhar visitas e intercâmbios técnicos;

Representar politicamente a organização em seu campo de atuação junto a outras organizações, movimentos sociais, redes, fóruns, articulações, etc., quando designado pela coordenação ou em atividades específicas deste projeto;

Elaborar e contribuir para a implementação de propostas técnicas de captação de água nos municípios e comunidades, de sorte a dinamizar nos mesmos os processos de captação de água;

Participar na formulação, sistematização e difusão de experiências e processos de assessoria técnica pedagógica na captação de água, na perspectiva de convivência com o semiárido.

Acompanhar visitas e intercâmbios técnicos;

Elaborar projetos e relatórios técnicos;

4.3.2. Requisitos:

Nível superior completo preferencialmente nas áreas de Comunicação ou Jornalismo, com experiência em projetos governamentais;
Experiência comprovada, mínima de 1 ano e meio, em processos de comunicação e domínio dos meios de comunicação – falada e escrita.

Familiaridade com equipamentos de comunicação (máquina fotográfica, filmadora, fax, secretária eletrônica, etc.)

Carteira de habilitação AB;
Criatividade, disposição para viajar pelas comunidades beneficiadas;
Domínio de leitura e escrita;
Redação própria e capacidade de sistematização de idéias e propostas;
Conhecimento sobre o semiárido.
Domínio de microinformática (Word, Excel, PowerPoint, ferramentas de Internet);
Disponibilidade para residir na cidade de Jacobina. BA;
Disponibilidade para viagens;
Criatividade e capacidade de se relacionar em equipe, liderança e iniciativa.

4.4. ANIMADORES(AS)
4.4.1. Atribuições:
Apoiar a implementação dos projetos no âmbito territorial e comunitário com vistas ao fortalecimento da agricultura familiar, a partir da ênfase em processos de captação de água para consumo humano e dessedentaçao de animais e pequenas hortas, dentro de métodos participativos de experimentação e dos princípios da agroecologia, soberania e segurança alimentar, na perspectiva de convivência com o semiarido;

Assessorar no campo técnico-metodológico os/as agricultores/as familiares camponesas e comunidades rurais, envolvendo jovens e mulheres, promovendo intercâmbios e atividades de capacitação, sempre com ênfase em processos de captação de água;

Elaborar e contribuir para a implementação de propostas técnicas como: quintais produtivos, apicultura, criação animal; produção, beneficiamento e comercialização agroecológica; gestão e manejo de recursos hídricos, etc.;

Contribuir para a organização social dos/as agricultores/as incentivando o associativismo/cooperativismo e o engajamento em organizações sociais dos agricultores familiares;

Participar na formulação, sistematização e difusão de experiências e processos de assessoria técnica pedagógica e propostas em seus campos de atuação do projeto, produzindo (ou contribuindo para a produção) materiais de divulgação (artigos, papeis, vídeos, livros, cartilhas, programas de rádio, etc.);

Promover e organizar eventos (reuniões, oficinas, cursos, seminários, workshops e debates) e acompanhar visitas e intercâmbios técnicos;

Representar politicamente a organização em seu campo de atuação junto a outras organizações, movimentos sociais, redes, fóruns, articulações, etc., quando designado pela coordenação ou pelo coletivo da equipe técnica;

Assessorar os movimentos sociais (organizações de agricultores e organizações de técnicos e outras ONGs) na formulação e negociação de projetos e políticas públicas;

Elaborar projetos e relatórios técnicos;

4.4.2. Requisitos:
Nível Médio (preferencialmente Técnico Agrícola ou Técnico em Agropecuária);

Experiência referencial mínima de 1 ano em agroecologia e agricultura familiar ou processos comprovados que objetivem a captação de água para consumo humano, a produção, dessedentação animal, dentro dos princípios de convivência com o semiárido;

Disponibilidade para residir nas cidades referenciais citadas a cima do território do Piemonte da Diamantina;
Carteira de habilitação AB;
Domínio de microinformática (Word, Excel, PowerPoint, ferramentas de Internet);
Familiaridade com equipamentos de comunicação (máquina fotográfica, filmadora, fax, secretária eletrônica, etc.) desejável;
Redação própria e capacidade de sistematização de idéias e propostas;
Disponibilidade para viagens;
Criatividade e capacidade de se relacionar em equipe, liderança e iniciativa.

4.5. AUXILIAR ADMINISTRATIVO(A)
4.5.1. Atribuições:
Registros de dados, lançamentos de dados em computador, digitação, auxiliar na elaboração de propostas de compras, pagamentos, controle e pagamento de pessoal e todas as funções inerentes ao bom desempenho de um escritório, com ênfase na perspectiva de convênios com o Estado.

4.5.2. Requisitos:
Nível médio completo, com preferência cursando Universidade a partir do quarto semestre, dominio de informação básica de controle contábil e gerencial de processos, domínio de programas de texto (Word) e planilha eletrônica (Excel). Domínio de textos e matemática.
Procedimentos para inscrição: Entrega de Currículo Vitae e carta explicitando os motivos pelos quais deseja participar na seleção e trabalhar com processos de agricultura familiar, na Sede da COFASPI no endereço Rua da Aurora, 90, Leader, CEP 44.700-000, Jacobina-Ba, em envelope fechado, com a descrição da vaga pretendida, acrescida da expressão Convênio SEDES/COFASPI .

5.Prazo: Serão aceitos e analisados os currículos e cartas recebidos até o dia 16 de Julho de 2010, às 17:00 hs. No dia 17 de Julho de 2010 será publicado (www.cofaspi.blogspot.com) o resultado da aprovação da primeira etapa (análise de currículos).

6.Ocorrência das demais fases: As entrevistas individuais, apenas para os aprovados na seleção de currículos e carta, serão realizadas no dia 19 de julho, na sede do COFASPI, em horário a ser estabelecido e anunciado junto com a divulgação do resultado da primeira fase.

7.Duração: A contratação será por tempo determinado, terá duração de três meses inicais, podendo ser aditada de acordo com a conveniência das partes.

8.Resultado final: Será divulgado no endereço www.cofaspi.blogspot.com, no dia 20 de julho de 2010.

9.Validade: Este processo seletivo terá validade de 90 dias, findo os quais, não havendo liberação dos recursos do Convênio, estará automaticamente cancelado.

Observação: A contratação estará condicionada a liberação da primeira parcela do referido Convênio.

Outras informações: Telefone (74) 3621 7036 / 8108 7399.

Jacobina, Ba., 10 de julho de 2010.

Fredson Rodrigues de Araújo

Presidente da Comissão de Seleção

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Território Piemonte da Diamantina participam de reunião do CAPPA







Representantes do Território Piemonte da Diamantina participam de reunião do Conselho do PPA se reúne em Salvador

O Plano Plurianual (PPA) Participativo, o controle social e a democracia na Bahia foram temas da primeira reunião ordinária do Conselho de Acompanhamento do PPA (Cappa) de 2010, que aconteceu nesta terça-feira (6), em Salvador. O conselho é formado por dois representantes de cada um dos 26 territórios de identidade da Bahia e tem como objetivo acompanhar, monitorar, subsidiar e aconselhar o Governo da Bahia quanto à execução do PPA, que é o instrumento norteador das ações do governo durante quatro anos.

O encontro foi aberto pelo secretário estadual do Planejamento, Antônio Valença, que salientou o pioneirismo da Bahia na participação da sociedade nos projetos e acompanhamento das ações de governo. "Estamos em um processo que culminará num novo desafio para o próximo período. O Plano Bahia 2023, um planejamento de desenvolvimento econômico e social de longo prazo para o Estado, vai abranger os próximos três PPAs. Precisamos estar juntos para estabelecer, também neste Plano, o controle social", destacou.

No período da tarde, o Fórum do CaPPA abordou as perspectivas e os desafios para a efetivação da política territorial. Os conselheiros também fizeram um balanço dos Diálogos territoriais, seminários realizados nos 26 Territórios de Identidade da Bahia com o objetivo de aprofundar o debate sobre os instrumentos de participação direta e de controle social nas políticas públicas estaduais.

A reunião continua nesta quarta-feira (7), a partir das 8h30, com palestras promovidas pela Superintendência de Gestão e Avaliação da Seplan, tratando da formação sobre o ciclo orçamentário e de instrumentos de controle social e informações sobre o processo da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2011. Serão debatidas também as prioridades territoriais para a LOA 2011 e a agenda estratégica do Cappa . Ao final do evento, será realizada uma votação para a eleição de um membro efetivo, representando o Território Extremo Sul, e um membro suplente, representando o Médio Rio de Contas, para a executiva do Conselho.

Vale ressaltar que o PPA é o instrumento governamental que garante a alocação de recursos para execução de ações e projetos demandados pelas instituições e organização sociais presentes no território,no entanto torna-se necessário uma aproximação maior deste mecanismo de implementação de políticas públicas.

O Território Piemonte da Diamantina foi representado pelos conselheiros Almacks Luiz– CBHRS, Fredson Rodrigues – CODEP, Cláudia – ASCOOB-CREDIMONTE e Jailson Cruz da Associação do Bairro Vila Feliz.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Edital de Seleção de Pessoal 016/2010

Edital de Seleção de Pessoal 016/2010


A Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI - Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída pela Resolução 006/2010 de 05/01/2010 da presidência da Instituição, torna público que estará contratando em regime de prestação de serviços por produto (Contrato de repasse nº 0241878-95/2007 MDA/SDT/CEF, itens de despesas 3.1.5 e 3.2.5), profissionais de nível superior ou médio com conhecimentos e experiência na área de desenvolvimento rural sustentável e foco em empreendimentos associativos e cooperativos rurais, para atuarem como consultores/as, a partir das seguintes condições:

Vagas: 02 (vagas), sendo 1 (uma) vaga por Território de Identidade a seguir identificados: Piemonte da Diamantina e Sertão Produtivo.

Locais de Trabalho: Cada Consultor/a deverá optar por um dos municípios que compõe o Território para o qual foi selecionado/a, para efeito de ressarcimento de despesas com viagens exclusivamente para fora daquele município.

Fases do processo seletivo: Análise de currículo vitae e entrevista, em seqüência eliminatória.

Exigências para participação: Além da formação nas áreas relacionadas ao desenvolvimento rural com foco nos empreendimentos associativos e cooperativos, domínio de programa de texto (word), planilha eletrônica (excel), internet e correio eletrônico.

Procedimentos para inscrição: Entrega de Currículo Vitae diretamente na base de apoio da COFASPI, situada na Rua da Aurora, 90, Bairro Leader, Jacobina - Bahia, até o dia 09/07/2010 ou envio pelos Correios com AR (Aviso de Recebimento) com data de postagem até 09/07/2010 para o seguinte endereço: Rua da Aurora, 90, Bairro Leader, Jacobina – Bahia, CEP 44.700-000 ou ainda pelo endereço eletrônico cofaspi@yahoo.com.br , desde que solicitada confirmação também eletrônica do recebimento e envio até às 18 horas dia 09/07/2010. Em todos os casos, em local de fácil identificação, os candidatos deverão explicitar a qual Território pretendem concorrer, sob pena de exclusão automática.

Prazo: Serão aceitos e analisados os currículos recebidos ou postados até o dia 09 de julho de 2010. No dia 13 de julho de 2010 será publicado no endereço eletrônico da COFASPI (www.cofaspi.blogspot.com) o resultado da aprovação da primeira etapa (análise de currículos).

Ocorrência das entrevistas: As entrevistas, apenas para os/as portadores/as dos currículos selecionados, serão realizadas no período de 16 e 17 de julho de 2010, em Feira de Santana, em horário escalonado e endereço a serem anunciados juntamente com a publicação do resultado da primeira fase no endereço eletrônico da COFASPI (www.cofaspi.blogspot.com). O resultado final será publicado no mesmo site da COFASPI até o dia 19/07/2010.

Especificações do trabalho a ser desenvolvido: Inicialmente o/a contratado/a deverá fazer um diagnóstico dos principais empreendimentos econômicos solidários da agricultura familiar no Território, levantando um conjunto de informações relacionadas a organização, ao processo de constituição, ao funcionamento, a gestão e a perspectiva de se firmarem no mercado. Em seguida, os empreendimentos deverão ser visitados e assessorados para que o funcionamento de cada um deles seja iniciado, re-estruturado ou dinamizado.

Produtos da Consultoria: Para efeito de pagamento dos honorários, dois produtos distintos e complementares deverão ser entregues, a saber: Produto 1 – Diagnóstico dos Empreendimentos Econômicos Solidários da Agricultura Familiar do Território ............ e; 2 – Análise, avaliação e prospecção de funcionamento dos principais Empreendimentos Econômicos Solidários da Agricultura Familiar do Território ................. Os documentos deverão ser apresentados pelo (a) contratado (a) em 2 cópias impressas e encadernadas em espiral com capa plástica e mais uma cópia em CD. Na primeira página deverá constar a marca da contratante e do Governo Federal. O texto produzido, exclusive com eventuais anexos, deverá ser apresentado no editor de texto Word, fonte “arial”, tamanho 12, linha simples e todos os direitos dos documentos apresentados serão reservados à contratante e a Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA. Seu uso será permitido desde que citado a fonte.

Período para o Trabalho: 30 de julho a 30 de outubro de 2010 (90 dias).

Dedicação de cada Consultor/a: Para todo o período da Consultoria, espera-se uma dedicação mínima de 88 horas de trabalho de campo e mais 24 horas para a elaboração dos textos a serem entregues.

Valor do Serviço: O valor estabelecido para o serviço é de R$ 5.200,00 (cinco mil e duzentos reais) para cada Consultor/a, sendo deduzidos os encargos decorrentes de obrigação do/a contratado/a, cuja responsabilidade de recolhimento couber a contratante.

Forma de Pagamento: R$ 2.000,00 (dois mil reais) mediante a entrega e aprovação do Produto 1 e R$ 3.200,00 (três mil e duzentos reais) mediante a entrega e aprovação do Produto 2.

Despesas com deslocamentos: Serão ressarcidas pela contratante os valores gastos com alimentação e passagens de ônibus e ou combustíveis devidamente comprovados para a emissão de Notas Fiscais em nome da Cofaspi, desde que não ultrapassem o valor de R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais) em todo período.

Contrato: Um contrato será firmado entre as partes reafirmando o conteúdo deste edital e mais outros aspectos legais e complementares.

Esclarecimentos e dúvidas: Ligar para Cofaspi no horário comercial e procurar Fredson Rodrigues ou pelo e-mail cofaspi@yahoo.com.br.


Jacobina/BA, 01 de julho de 2010.


Fredson Rodrigues de Araújo
Presidente da Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI